Grupo de Mulheres Luteranas comemora 75 anos

OASE de Videira/SC faz parte da história

09/11/2011

OASE-Comunhão, Testemunho, Serviço
Grupo de Mulheres Luteranas comemora 75 anos
Grupo de Mulheres Luteranas comemora 75 anos
1 | 1
Ampliar

 

Dia 09 de novembro de 2011, a OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) completou 75 anos de caminhada junto a Comunidade de Videira.
As meninas do grupo Felicidade fazem parte da história que iniciou na Comunidade de Videira 09 de novembro de 1936, com Estatuto da Sociedade das Senhoras Evangélicas assinado por Emma Wuff e Elfride Kellermann e registrado em Cartório. Foram 32 senhoras que se associaram inicialmente.
Naquele Estatuto o nome era carinhosamente chamado de “Fraunwerthein”. As senhoras daquela época passaram por muitas dificuldades, o pastor não se fazia presente nas reuniões devido à distância em que morava; também não era permitido falar a língua estrangeira, isso principalmente na época da Segunda Guerra Mundial.
Suas atividades eram semelhantes às de hoje. O grupo se reúne todas as quartas-feiras, cantam oram, estudam a Palavra, desenvolvem Trabalhos manuais e encerram com um delicioso café.
Percebemos o trabalho da OASE também em cada evento, podemos afirmar que a OASE é um coração da comunidade que pulsa forte. A OASE é um grupo terapêutico onde dividem as dificuldades e multiplicam as alegrias ajudando-se mutuamente e a quem conseguem.


A OASE tem um símbolo com três palavras: Comunhão, Testemunho e Serviço.
Comunhão: A comunhão ocorre quando se reunem e meditam na palavra de Deus para fortalecer a fé. Pois tem algo em comum: a união do Eu, o Próximo e Deus.
Testemunho: Testemunham quando apontamos para Jesus como nosso salvador. Aquele que buscamos nos momentos de dificuldades e louvam nos momentos de alegria.
Serviço: Servem quando colocam os dons que Deus deu para ajudar o próximo, na família, na sociedade e na Comunidade. servem, porque Deus serviu primeiro.


O grupo de Videira tem atualmente 20 mulheres, inscritas na associação Sinodal da OASE e faz parte da Coordenação Paroquial. Acolhe mulheres independentemente de denominação religiosa, visitam e recebem a visita de outros grupos. Cada integrante traz em suas mãos algumas marcas de ações que desenvolve.
São meninas, mulheres, mães, avós, bisávos, Omas e irmãs da OASE. Meninas de 09 a 95 que estende o convite a todas as meninas a caminharem e ajudar a escrever esta história da OASE em Videira.
A OASE é atualmente o maior grupo organizado de mulheres da América Latina, segundo a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A organização nacional congrega as Associações Sinodais de OASE dos 18 Sínodos que compõe a IECLB.
A Associação da OASE Sinodal do Norte Catarinense, à qual o grupo de videira esta vinculado, é composta por 3 núcleos (Joinville, Jaraguá do Sul e Contestado). Tem 115 grupos e congrega aproximadamente 3 mil mulheres.
Na Paróquia de Rio das Antas tem 7 sete grupos organizados de OASE.
O grupo Felicidade de Videira conta com uma diretoria composta por Presidente, Tesoureira e Secretária, cargos ocupados atualmente por Elizete Cavichon, Karla Termann e Veranise Gaetke.
Neste ano são lembrados os 75 anos do início do trabalho organizado da OASE em Videira, você mulher é convidada a integrar o Grupo para ter comunhão, testemunhar e colocar seus dons a serviço.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br