Glorioso o dia já raiou

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 70 Glorioso o dia já raiou

A.- Breve reflexão:

1.- Ler 1ª estrofe - Qual é o glorioso dia que já raiou? (Observe o título desta secção de hinos).
Jesus é vencedor sobre que?

2.- A 2ª estr. sublinha isso mais uma vez (ler 2ª estrofe)

Base bíblica: Colossenses 1,13 e20; Colossenses 2,15; II.Timimóteo 1,10.
Todas as estrofes terminam com “Aleluia”. A vitória de Jesus nos faz cantar: “Louvado seja o Senhor!”

3.- Como entender o início da 3ª estrofe? Quem é “a presa” (o prisioneiro) que a morte teve que devolver?

Portanto: quem é o mais forte, a morte ou a vida?
O último verso lembra João 14,19b, onde Jesus diz: “Porque eu vivo, vós também vivereis”.

4.- Na 4ª estrofe: quem é convocado a se alegrar sobre a derrota de Satanás e a vitória de Jesus?
Ver: Salmo 100,1 e Salmo 148,1-13.

5.- Na 5ª estrofe o autor usa a forma de oração, ou adoração. Junto com todo o mundo nós (Salmo148,12: rapazes e donzelas, velhos e crianças) também queremos louvar o Senhor. Com isso voltamos ao início de nossa meditação (Colosenses1,16). Nós temos muitos motivos para louvar e cantar. O principal é: Nós temos um Deus que nos ama, e por amor a nós deu o seu Filho Jesus, para nos salvar. Aleluia. Louvado seja o Senhor!

B. – O autor deste hino foi Nikolaus Hermann (em 1560) de Altdorf, (próximo de Nürnberg, Alemanha), onde ele nasceu após 1480. No ano de 1518 encontramos Hermann em St.Joachimstal (uma cidade recém-fundada numa região com minas de prata, na Boêmia), onde assumiu o cargo de professor e de “chantre” (orientador de música na igreja, organista, dirigente de coral). Na mesma época vivia Martin Lutero em Wittenberg, onde havia descoberto as verdades evangélicas: “Pela graça sois salvos, mediante a fé” (Efésios 2,8). - Lutero havia escrito alguns livros para ajudar a seu povo a conhecer melhor o caminho da salvação.

A leitura desses livros mexeu muito com nosso jovem professor. Agora ele compreendeu a importância de sua profissão, e a grande responsabilidade que ele tem diante de Deus. Agora reconheceu: neglicenciar os jovens é um pecado de omissão. Ensinar os jovens e educá-los no respeito a Deus é serviço divino (Gottesdienst).

Nikolaus Hermann amava a mocidade e se empenhou a mostrar-lhe o caminho da salvação em Cristo. Ele sabia que hinos e canções são o meio ideal para gravar o Evangelho nos corações dos jovens. E já que não encontrava versos apropriados para crianças, ele pessoalmente se pôs a fazer versos e criar melodias que crianças pudessem cantar. A maioria de seus hinos (HPD nº 14; 70; 265; 279; 304) são de estrofes curtas, de somente 4 versos, fáceis de decorar; e tem melodias alegres e fáceis de cantar. Ao todo são conhecidos 176 hinos e canções de Nikolaus Hermann.

Após quase 40 anos de serviços prestados como professor e dirigente de música, a saúde abalada o obrigou a se aposentar. No Dia de São João de 1557, na capela da escola, ele se despediu do serviço escolar. Mas não deixou de cantar e fazer música para a glória de Deus. Em 1560 ainda editou uma coleção de seus hinos. Esta tinha o título significativo “Os Evangelhos dos Domingos do Ano Eclesiástico compostos para as crianças e para pais cristãos”. Seus hinos originalmente não foram feitos para os cultos da comunidade, mas, sim, para serem cantados nos lares dos cristãos.

No dia 15 de maio de 1561 Nikolaus Hermann faleceu em Joachimsthal, com cerca de 80 anos de idade, na certeza que foi expressa na 5ª estrofe do hino HPD 304: ...”Em paz deixai-me adormecer. Jesus, Senhor, há de acolher minha alma em sua glória.” (Esta estrofe um outro autor acrescentou ao hino original, pouco tempo após o falecimento de Hermann).
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 70. Glorioso o dia já raiou
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15418
REDE DE RECURSOS
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br