Leitura Bíblica Básica: Gálatas 5.16-26
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 19/10/2008
Data Litúrgica: 22º Domingo após Trindade
Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida, Caros confirmandos.
Com este culto especial de confirmação, chegamos ao final de dois anos de convívio – dois anos onde aprendemos juntos, brincamos, jogamos, brigamos, com realização de dois retiros que vão deixar saudade; dois anos onde crescemos na amizade. Para a vida, vocês levam na lembrança este tempo de convívio e aprendizado.
Gostaria de lembrar que o culto de exame de vocês foi sobre o texto de Gálatas 5.16-26, que acabamos de ouvir na leitura bíblica.
É um texto que fala do que NÃO SE DEVE fazer quando se é um cristão: imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras - lista grande.
E este texto fala também de que o cristão deve produzir os FRUTOS DO ESPÍRITO DE DEUS. E estes frutos são o AMOR, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, BONDADE, BENIGNIDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E O DOMÍNIO PRÓPRIO.
Se formos observar, o PRIMEIRO fruto do Espírito desta lista é o AMOR. Coincidência? Acaso? Não. Paulo o coloca como primeiro da lista justamente porque o amor é a MAIOR VIRTUDE CRISTÃ. Quando Jesus é perguntado sobre os mandamentos, sobre a lei de Deus, ele resume os mandamentos em dois: AMAR a Deus acima de todas as coisas e AMAR ao próximo como a si mesmo. Se quisermos simplificar mais ainda, podemos dizer que o grande mandamento de Deus se resume numa só palavra: AMAR.
Por quê? 1. Porque quem ama a Deus vai ter a Ele em seu coração, em sua vida. 2. Porque quem ama jamais vai ser capaz de fazer mal, prejudicar de qualquer forma que seja o seu semelhante, o próximo.
E Deus não só FALA, ENSINA que nós devemos amar, mas ele mostrou que AMA nos enviando Jesus, que morreu na cruz e ressuscitou para a nossa salvação. E Jesus diz: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13.34) E gostaria de lembrar aqui um exemplo citado pelo confirmando Vitor Schumacher quando falávamos no Ensino Confirmatório sobre este amor de Deus, de Jesus que morreu por nós na cruz. Vitor disse: “Então, se eu vir um menino pobre/mendigo na rua e um caminhão vai atropelar ele, eu devo me jogar na frente do caminhão, salvar o menino e morrer no lugar dele?” E eu respondi: “Foi isso que Jesus fez por ti.”
Quem ama jamais vai fazer qualquer destas coisas citadas por Paulo em Gálatas – fazendo o mal e prejudicando os outros e a si mesmo. Quem ama, vai produzir os FRUTOS DO ESPÍRITO em sua vida – vai se doar pelos outros.
Por isso, cada um de vocês receberá hoje esta pequena árvore com um coração – lembrando o principal fruto da fé cristã – o AMOR; lembrando que cada um de vocês é esta árvore e que vocês devem sempre produzir os FRUTOS DO ESPÍRITO em suas vidas.
Que vocês possam ter sempre Deus/Jesus em seus corações, amando a ele acima de todas as coisas e ao próximo como a vocês mesmos. Amém