05/06/2016- 3º Domingo após pentecostes
Pregação: Gl 1.11-24; Leituras: 1Rs 17.17-24; Lc 7.11-17
P. Ricardo Arndt – Porto dos Gaúchos - MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia, sejam todos (as) bem vindos (as) a este culto.
Somos acolhidos com as palavras de Filipenses 2.9-10: Deus deu a Jesus Cristo o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.
Acolher os/as visitantes
CANTO DE ENTRADA
HPD 2 – 333 – Estamos aqui Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos aqui em nome do trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
HPD 2 - 332 - Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
(Convide para que em silêncio cada pessoa chegue à presença de Deus colocando os seus erros e falhas, e logo após este período de oração individual, conclua a oração).
ANÚNCIO DO PERDÃO
Eu disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniquidade do meu pecado. Salmo 32.5b
KYRIE
Olhamos para o mundo que nos rodeia, e podemos observar catástrofes, desigualdade, injustiça, e como comunidade somos chamados a clamar a Deus pelo sofrimento de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Queremos clamar a Deus cantando:
“Pelas dores deste mundo, ó Senhor…”
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus com alegria cantando:
HPD 2 – 345 - Glória
ORAÇÃO DO DIA
Deus, nosso pai e salvador. Cremos que em todos os momentos tu estás ao nosso lado, nos acompanhando dia após dia, segundo após segundo. Ajuda-nos a ouvir e aceitar a tua palavra, para que a mesma possa ser conforto e ânimo aos que sofrem, reconciliação para os que se afastaram de ti, momento de reflexão á aqueles que ainda não te conhecem como Senhor e salvador e palavras de amor, estímulo, para aqueles que te buscam.
Vem ao nosso encontro, Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1Rs 17.17-24
2ª Leitura Bíblica: Lc 7.11-17
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HPD 2 - 380 - A tua palavra
PREGAÇÃO
Gálatas 1.11-24
A bíblia de estudo Almeida, traz como titulo do texto sugerido para meditação: O evangelho que Paulo recebeu e pregou. Já a Bíblia NVI, traz como título: Como Paulo se tornou apóstolo.
Indiferente dos títulos usados para descrever o assunto da perícope, nota-se que nos versículos 11 à 24, o apostolo Paulo afirma que o evangelho que ele anunciava não era de origem humana, porque não recebeu, nem aprendeu de homem, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
Após afirmar o que ele está pregando/anunciando aos povos, Paulo faz uma autobiografia de sua história de vida, falando do antes, durante e depois de aceitar Jesus Cristo como Salvador.
Antes, durante e depois da conversão de Paulo quer ser a linha mestre de nossa meditação:
Antes da Conversão:
Nos versículos 13 e 14, o apóstolo Paulo fala de como era sua vida e como ele agia dentro do Judaísmo. Como judeu, Paulo perseguia a igreja, ou seja, caçava os cristãos. Também em Atos 8.3 encontramos relatos da crueldade que Saulo, (como era chamado antes da sua conversão) odiava, perseguia e maltratava os cristãos.
Em Atos 8.3 encontramos detalhes de como Saulo agia: assolava a igreja, entrando pelas casas e arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. Também em Atos 26 especificamente nos versículos 9 -11 nota-se a atitude de Paulo para com os cristãos. Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam. Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os a blasfemar, e demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia.
Talvez neste momento surge uma pergunta. Porque Paulo, ou Saulo como anteriormente era chamado agia com tanto ódio e violência? O próprio Paulo diz que ele era extremamente zeloso nas tradições do Judaísmo. Em Atos 26.5 Paulo afirma diante do rei Agripa que ele viveu fariseu conforme a seita mais severa da sua religião.
Conversão:
Por intervenção divina, Saulo compreende os ensinamentos de Jesus Cristo. No texto temos um contraste entre o que Saulo fazia dentro do Judaísmo e o que Deus é e fez por ele através do evangelho de Jesus Cristo. Ele muda o discurso de “eu” para “Deus”.
Deus o separou: Antes de ele nascer, ou seja, Deus o escolheu deste o ventre de sua mãe. Deus o chamou: Por meio da sua graça. Imerecida graça, Deus o alcançou, quando Paulo menos esperava. Paulo não estava preocupado com o amor de Cristo, tanto que não pede e nem busca o amor de Cristo. Mas Cristo em sua graça, misericórdia, amor, o encontra e o transforma.
Deus separou, Deus o chamou e para Paulo Deus se revelou por meio de Seu filho Jesus Cristo e por meio do chamado e revelação, Paulo passou a testemunhar e pregar para os gentios.
Após a Conversão:
Nos versículos seguintes (16- 24) Paulo demonstra sua vocação e deixa claro que a transformação de vida e a mensagem que proclama não foram intermediadas por homem algum. V.16b-17- Não procurou os apóstolos em Jerusalém. V.18-20 - Conheceu os apóstolos somente 3 anos depois em Jerusalém quando retorna a Arábia. V.21-22 - Passou um tempo na Síria e Cilícia antes de iniciar seu ministério público. V.23-24 - A igreja foi informada de sua conversão e glorificava a Deus por isso.
Este texto da autobiografia da vida de Paulo, antes, durante e depois da conversão, quer ser um bom convite para refletirmos como nós estamos e nos encontramos diante de Deus.
Como Paulo testemunhou, também eu e você somos convidados a testemunhar, o amor incondicional de Deus por meio de Jesus Cristo revelado e concedido a todo nós.
Quando questionado, Paulo não ficou quieto ou inventou desculpas e mentiras, mas afirma que Deus o separou e o chamou para seguir um caminho oposto do qual estava. De perseguidor, torna-se proclamador.
Talvez neste dia, por algum motivo também estamos andando nos caminhos opostos a vontade de Deus. A palavra quer ser um bom convite para compreendermos que sempre de novo Cristo quer transformar a nossa vida, assim como fez com Paulo. Deus separa, Deus o chama, e para nós Deus também quer se revelar por meio de Seu filho Jesus Cristo.
Amém.
HINO
HPD 2 - 410 - Meu bom pastor sabias que me perdi
CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - HPD 2 – 460 – Conta as bênçãos
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Bênção
ENVIO
Envio
CANTO FINAL
HPD 2 - 350 - Que a graça