Integrantes do Conselho Gestor do Fundo Ecumênico de Solidariedade – FES – se reuniram nesta quinta-feira, 17 de junho, na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), em Brasília (DF). O encontro visou aprovar a liberação de recursos para projetos enviados à Cáritas Brasileira e Fundação Luterana de Diaconia. Ao todo, 33 projetos de todo o país foram aprovados nesta primeira rodada, O FES continua recebendo projetos para serem analisados nas próximas reuniões do Conselho Gestor.
Vale ressaltar que os recursos arrecadados durante a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 formam o Fundo Ecumênico de Solidariedade que, por sua vez, apoia projetos sociais que promovam uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo na construção de uma cultura de fraternidade e paz.
“O Fundo é constituído por 40% da coleta nacional e, também, das doações livres e voluntárias de membros das comunidades eclesiais e de pessoas de boa vontade. Em 2010, as doações serão destinadas ao apoio de iniciativas de desenvolvimento de uma economia fundada na solidariedade, com práticas de cooperação entre as pessoas, explica o secretário geral do CONIC e coordenador do Fundo, Rev. Luiz Alberto Barbosa.
A próxima reunião do Conselho Gestor está marcada para os dias 10 e 11 de agosto, em Porto Alegre (RS), na sede da Fundação Luterana de Diaconia. O prazo para a apresentação de projetos continua aberto.
Saiba mais
O Fundo Ecumênico de Solidariedade possui um Conselho Gestor formado por membros das Igrejas que compõem o CONIC. A gestão político-pedagógica do mesmo é função da Cáritas Brasileira e da Fundação Luterana de Diaconia. Estas duas instituições são as responsáveis pelo recebimento, análise e recomendações sobre os projetos apresentados ao Conselho Gestor.
Fonte: CONIC