Com vistas à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, a Federação Luterana Mundial está preparando a sua participação por meio de uma Conferência Virtual “Ecologia e Justiça”. A conferência acontecerá no dia 12 de maio próximo e ela ocorre graças à experiência bem sucedida do programa “LWF together” que no ano passado estabeleceu uma comunhão mundial no espaço virtual de centenas de grupos de jovens de todo o mundo para debater as mudanças climáticas.
Segundo o Secretário Geral da FLM, Pastor Martin Junge,as conversações políticas sobre justiça econômica e justiça ecológica estão estancadas. “ O mundo, sobretudo os/as pobres e marginalizados/as, seguem esperando um tratado mundial confiável sobre mudanças climáticas” e torna-se muito importante que as igrejas participem do debate público.
Além disso, a FLM prepara junto com os asssociados mundiais e nacionais, em particular o CMI e ACT Aliança, posições políticas a serem defendidas na conferência. A conferência contará ainda com a presença de uma pequena delegação de dirigentes de igrejas latino-americanas.