Em sua mensagem de Ano Novo, o secretário da Federação Luterana Mundial (FLM), reverendo Martin Junge, lembra às igrejas que as injustiças, a violência e os conflitos do mundo moderno não são nenhuma razão para desespero e afastamento, mas devem incentivar um compromisso ainda mais profundo para a paz, justiça e reconciliação.
Junge encontrou inspiração para a sua mensagem em Hebreus 13.14 - Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. -, o lema do ano de 2013 dos Irmãos Moravos. Nos primeiros tempos do cristianismo estas palavras foram dirigidas a uma igreja desanimada e exausta e, desde então, lembra às igrejas, que elas encontram inspiração e orientação para seu testemunho em todas as coisas que Deus faz novas.
O secretário-geral ressaltou que o lema para 2013 convida as igrejas a pregar alegremente o Evangelho de Jesus Cristo e serem fortes defensoras da transformação poderosa de Deus que confronta o status quo por meio de proclamação, trabalho diaconal e testemunho público destemido.
Segundo Junge, não há nenhuma razão para fugir, desistir ou sair das cidades e suas situações complexas em que hoje as igrejas se encontram. E ele acrescenta que o amor apaixonado de Deus, dado através de seu Filho Jesus Cristo, quer dizer que não há quase uma razão convincente para a Igreja “dar as costas para o mundo”.
O Secretário-Geral ora pela inspiração de Deus no novo ano, para que as palavras e ações da comunhão-FLM tragam esperança e alegria e que a comunhão de igrejas continue a se empenhar por um mundo justo, pacífico e reconciliado.
Veja a mensagem na íntegra.