Fim de ano e recomeço...

28/12/2010


Mais um ano se foi, nossa que loucura! Você não tem a sensação de que os meses estão mais curtos, nossos dias estão mais corridos, nossas tarefas aumentam consideravelmente a cada dia, semana, mês e ano que passa? O tempo encurtou, ou somos nós que nos tornamos mais ocupados? Às vezes me questiono sobre isso, especialmente quando chega o final do ano e, nas minhas reflexões me pergunto: o que fiz neste ano, quais foram os meus resultados, o que eu construí em minha vida, o que deixei de lado, o que faltou neste ano para concluir, onde eu falhei, onde eu cresci na minha fé? São muitas as perguntas e muitos os questionamentos. Nem tudo no ano que passou foi maravilhoso, nem tudo foi contemplado ou realizado, faltaram algumas coisas com certeza.

Fico imaginando o que Jesus fez depois de três anos caminhando pelas aldeias com seus discípulos, encontrando pessoas e ajudando, ensinando e curando. Será que Ele fazia avaliações constantes? Será que Ele cobrava a si mesmo pelos resultados? Com certeza Jesus olhou para trás depois de três anos de ministério e viu que seus esforços não estavam completos. Seus discípulos ainda eram inexperientes e imaturos, porém, eram discípulos! Seguir a Jesus era o mais importante naquele momento. Jesus tinha a certeza de que o Consolador viria e faria a obra necessária. Creio que é este o nosso consolo também. Sabemos que o Espírito Santo, nosso consolador, vai adiante de nós, e Ele mesmo nos instrui em nossas necessidades e falhas. Diz o apóstolo Paulo na sua carta aos Filipenses: Aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la... (Fp 1.6) Como é bom poder contar com a ação do Espírito Santo de Deus para nos auxiliar e nos dirigir os passos, mesmo sabendo que não podemos completar todos os nossos alvos e objetivos em um ano de vida, mas podemos ter a certeza de que Ele nos acompanha em todos os dias do ano.

Gostaria de sugerir aos leitores algo que normalmente faço neste término de ano e início de novo ano: pegue um pedaço de papel e escreva todas as coisas que ficaram incompletas, todas as falhas, erros, quem sabe pecados que você cometeu durante o ano e que deixaram marcas de arrependimento, ou mesmo de frustração. Depois que você escreveu isso, ore a Deus, peça perdão e coloque-se humildemente na presença consoladora e animadora do Espírito Santo. Agora queime esse pedaço de papel, desfaça-se dele na certeza que Deus perdoa e nos dá nova oportunidade de vida, lembrando que suas misericórdias se renovam a cada manhã. Agora pegue outro pedaço pequeno de papel e coloque seus objetivos e alvos para o novo ano que se inicia. Ore por eles a cada dia, coloque esse pedaço de papel na carteira ou mesmo no seu caderno de oração ou na sua Bíblia para que você possa orar e, quando chegar ao final do novo ano, possas refletir sobre tuas conquistas e teus projetos realizados. Isso nos ajuda a perceber a ação de Deus em nossas vidas e onde Deus ainda precisa trabalhar em nós.

Meu desejo é que você tenha um novo ano renovado e abençoado pelo próprio Deus, através de seu Espírito Santo. Feliz ano novo de 2011!

P.Leandro Luis da Silva - Pastor da IECLB em Cosmópolis/SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7489
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br