Férias, tempo de que?

01/01/2015

Para muitas pessoas, chega o tão amado e esperado tempo de descanso, tempo de férias. A palavra férias provém de feriae (dias em que os romanos não trabalhavam por razões religiosas). O inglês vacation e espanhol vacación provém de vacationem (lazer ou folga de trabalho), que por sua vez deriva de vacare (vazio, livre).

Tempo de férias é um tempo diferente, onde não damos muita importância ao relógio, às rotinas. É tempo oportuno de convivência, de visitas, de conversas, de risos, mas também de silêncio, do inesperado, do convívio com o diferente. É neste momento de sair do cotidiano que muitas mudanças podem acontecer. Você já se perguntou que mudanças ou transformações já ocorreram em sua vida a partir da vivência do vazio? Que oportunidades este tempo livre já lhe presenteou?

Tempo de vazio
Férias é tempo de vazio, a ser preenchido com a reflexão sobre a nossa vida, sobre o que posso e devo mudar no cotidiano de relacionamentos com outras pessoas e com Deus.

Jesus Cristo também priorizou momentos de descanso, tempo de vazio, tempo livre em sua jornada. Nesse momento olhou para si, para sua missão e, em contato com o Pai, foi fortalecido. Jesus nos ensina como é importante sair do cotidiano e observar os pássaros no céu e as flores do campo, que nos ensinam com sua singeleza e nos conduzem às reflexões que promovem mudanças favoráveis em nossa vida.

Valorizar as coisas
São os momentos de paradas, de vazios, quer seja através das férias ou outras situações, que nos fazem ir adiante na vida, com mais energia, com mais alegria e disposição para darmos mais valor às pessoas e a tudo que nos cerca.

Desejo a você um abençoado tempo de vazio, um bom tempo do convívio com o diferente, com o que te impulsiona para mudar aquilo que é necessário em tua vida. Boas Férias!
 

Cristina Scherer é Ministra Pastora da Paróquia Litoral Norte Catarinense, em São Francisco do Sul


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Título da publicação: Jornal O Caminho / Ano: 2015 / Volume: Jan-fev
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31688
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br