Feijão bem acompanhado
Melhor do que comer? Só cozinhar! Seguramente você não vai acreditar... Neste caso, só neste caso, recomendo fazer como o famoso Tomé. Vá para a cozinha.
Mexer com as panelas e todo o instrumental da cozinha é um rigoroso fator antiestressante. Lidar com os alimentos, lavá-los, ver a beleza das frutas, apreciar aquele suculento pedaço de carne faz bem. Ao corpo e à alma. Afinal, a vida que Deus nos deu não é assim, bela, justamente nesses detalhes que a gente, apressada, não chega a perceber?
Vamos experimentar?
Venha com o coração alegre e o espírito aberto para uma deliciosa tarefa: alimentar quem você ama. E lembre-se que a comida sofisticada dos franceses, muito justificadamente cantada em prosa e verso, nada mais é do que a criação de cozinheiros e cozinheiras que começaram justamente como eu e você. Comida caseira, com ingredientes conhecidos, feita com afeto e muito capricho: Feijão bem acompanhado
Para 4 ou 5 pessoas
Preparo: aproximadamente 1 hora
1/2 kg feijão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 moranga verde cortada em cubos Linguiça calabresa cortada em rodelas (na falta, use outra linguiça defumada)
Cebola e alho picados, pimenta vermelha, milho verde, purê de tomate, sal
Farinha de milho em flocos (na falta, use farinha de mandioca torrada)
Salada verde (alface, radiche)
Cozinhe o feijão.
Cozinhe a moranga com água e sal, (não deixe amolecer demais).
Coloque o azeite de oliva numa panela (na de ferro a comida fica mais gostosa).
Aqueça. Passe a moranga rapidamente no azeite, Reserve aquecida.
Leve a linguiça calabresa a fritar no azeite. Em seguida, frite a cebola, alho, pimenta, milho verde, acrescente o purê de tomate e o feijão escorrido (com um pouco do caldo). Sal a gosto (experimente: alguns ingredientes já estão salgados e você vai completar a quantidade de sal, ao seu gosto). Deixe cozer (não deve sobrar muito líquido). Por fim, adicione a farinha de milho e misture: não deve ficar duro nem mole.
Monte um prato com a salada verde, coloque a moranga, depois o feijão e por cima de tudo a linguiça calabresa. Cubra com salsa e... bom apetite!
Colaboração de Asclepiades Pommê
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000