Há aproximadamente dois anos, as relações ecumênicas vêm se fortalecendo em Farroupilha (RS). Já foram realizadas quatro celebrações conjuntas nas sedes das igrejas. E no domingo, 22 de novembro, à noite, houve um momento muito especialmente significativo – a Caminhada Ecumênica das Luzes!
A atividade teve início na Igreja Católica Matriz, com a participação de membros da IECLB. Padre Paulo Roque Gasparetto conduziu a liturgia e a pastora da Paróquia Luterana de Farroupilha, pastora Paula Naegele, trouxe a mensagem. Logo após, as pessoas saíram em caminhada, levando, simbolicamente, “a grande” luz em direção à Igreja Luterana, demonstrando união, fraternidade, respeito e partilha.
O trajeto se deu pelas ruas centrais da cidade, com os participantes carregando, na noite, a pequena – mas viva – luz das velas. “Luzes ligadas na corrente elétrica não têm o brilho e nem o colorido da luz que está ligada no coração da nossa fé”, lembrou a pastora Paula. “E sem esta, aquelas perdem seu sentido e beleza”.
Ao som das músicas entoadas pelo grupo de Canto da Comunidade Luterana, na praça, a celebração foi encerrada, “com o coração agradecido pela participação, de aproximadamente 500 pessoas”, disse a pastora.
A grande vela entregue na comunidade luterana permanecerá ali até o tempo da Quaresma de 2016. Depois disso, nova caminhada levará a vela à Igreja Matriz, para celebração conjunta da Campanha da Fraternidade Ecumênica.