FALSOS PROFETAS: ELES EXISTEM AINDA HOJE?

10/02/2017

Caros irmãos e irmãs! Já se vão quase quinhentos anos que o monge Martim Lutero ousou fazer questionamentos a algumas posturas de líderes em nome da igreja e o monopólio na interpretação da Palavra de Deus. A Igreja de Cristo sempre deve estar em reforma. Um olho precisa estar na realidade e o outro na Bíblia. A Reforma não se resume a introdução de modismos contemporâneos nos cultos e celebrações. A verdadeira reforma caminha na direção um retorno a uma espiritualidade simples que tenha em seu centro a cruz de Cristo e a meditação na sua palavra. Você já se deu conta de como a Bíblia está sendo torcida para satisfazer o ego de pregadores e mensageiros que se arrogam títulos de bispos, pastores, evangelistas e outros mais? Esta semana circulou pelas redes sociais um resumo de como a Bíblia é usada para o enriquecimento de pessoas ou instituições religiosas. Faço questão de descrever as dez que mais aparecem nesta linha e não são todas. Há mais nesta direção.

Antes preciso lembrar que Lutero também se revoltou contra o distanciamento da Igreja Cristã do Evangelho de Cristo e a arrogância de uma pessoa usurpar o lugar de Deus. Além de mudanças na vida eclesial é necessário a mudança na vida pessoal. Lutero abriu os olhos da Igreja e das pessoas do seu tempo para a mudança que ocorreu no relacionamento de Deus para com as pessoas do Antigo para o Novo Testamento. Passou de olho por olho e dente por dente para a justificação por graça mediante a fé. A Igreja não perde a sua função, mas é igualmente instrumento nas mãos de Deus. Ela não pode salvar. Ela anuncia a salvação que é dada gratuitamente, mediante a fé em Cristo, o único sacrifício necessário para a salvação dos que nele creem.

Voltando aos dez desvios mais recorrentes nas igrejas brasileiras cito elas: Saquinho de Cimento ungido para conseguir a casa própria, lâmpada ungida para iluminar a vida, culto do embelezamento ou da bênção do kit de embelezamento, água ungido para livrar de todas as doenças, redinha do milagre, meias ungidas no monte, fronha ungida e consagrada, vassoura ungida para varrer o mal na sua família e empresa, colher de construtor ungida, contrato da sociedade com Deus.

 Estas formas sutis de enganar o povo só procriam em nossa sociedade porque há uma ignorância muito grande da Palavra de Deus. Pessoas leem, mas não conseguem fazer uma interpretação crítica e uma relação com o todo da Bíblia. Em todas as formas de vender artigos místicos acima citados é necessário desembolsar dinheiro. Qual é o objetivo último destes pregadores?

Lembro de alguns textos que me levam a ficar preocupado a tal ponto de refletir seriamente sobre o assunto com sentimento de revolta. Jesus ensinou em Mt 7.15-16: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Mais adiante Jesus continua dizendo: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. E uma palavra de 1Tm 4.1s: O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa.

Estimados irmãos e irmãs! Estes textos são suficientes para mostrar que o divisor de águas está em praticar, viver a vontade de Deus. Para ter a casa própria não precisa comprar cimento ungido, nem a vassoura para varrer para fora o mal da sua vida. A vitória acontece quando colocamos a vida e tudo mais nas mãos de Deus. Ele nos protege e quer dirigir a vida dos que ele ama. O não ter a casa própria ou um descontrole total da vida é consequência do distanciamento da humanidade da vontade de Deus. Economize seu dinheiro e o invista dia após dia, junto com as orações e o seu trabalho, para a compra da casa e o equilíbrio da vida familiar ou da empresa. Princípios éticos alinhados com a vontade de Deus já são em si uma bênção. Deus sempre abençoa os bons propósitos que tragam vida melhor para o seu povo, mas não abençoa iniciativas que visam a destruição da sua criação. Não faça a ação de Deus depender de sua vontade ou da necessidade do mercado. Deixe Deus ser Deus. Sejamos filhos e filhas amadas obedientes e tudo o que for necessário para uma vida agradável a Deus, ele o dará. Amém.
 


Autor(a): Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41184
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br