Jesus Cristo diz: “Eu sou o Bom Pastor. Eu conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. João 10.14-15
Ao nos comparar com ovelhas, as Sagradas Escrituras apontam para uma verdade: somos parecidos com ovelhas em muitos aspectos. As ovelhas precisam de um cuidador, pois sozinhas se desgarram e se perdem facilmente. Dizem que uma ovelha fujona dificilmente encontra o caminho de volta. Além disso, as ovelhas são extremamente frágeis, presas fáceis para muitos predadores.
Conta uma história que, certo dia, aproveitando um cochilo do pastor, o lobo se aproximou do rebanho de ovelhas e disse: “Queridas ovelhas. Vocês estão sendo enganadas e exploradas pelo pastor. Essa conversa de que eu sou o lobo mau é pura mentira. Vejam: Quem mantém vocês presas e limita a liberdade de vocês? Eu ou o pastor? Quem tira o leite de vocês e fica com ele? Eu ou o pastor? Que tosquia vocês e fica com toda a lã? Eu ou o pastor? Quem carneia uma ovelha sempre que vem uma visita? Eu ou o pastor?”
As ovelhas responderam: “O pastor!”
“Pois bem”, continuou o lobo, “abandonem o pastor que se aproveita de vocês e venham comigo. Eu conheço um lugar maravilhoso lá no meio da floresta. Lá tem uma lagoa com águas límpidas e um pasto com capim macio como manteiga. Além disso, vocês serão completamente livres. Nada de cercas, nada de vigilância. Cada uma de vocês poderá fazer o que bem entender. Venham comigo!”
E as ovelhas acompanharam o lobo floresta adentro. De fato, o lugar descrito pelo lobo existia. Foi uma festa. As ovelhas brincaram e se fartaram com aquele capim gostoso. No final do dia, exaustas, caíram no sono, felizes por estarem livres num lugar tão maravilhoso.
Na manhã seguinte, deram falta de uma ovelha. Ao perguntarem ao lobo, este respondeu: “Eu falei que aqui vocês são completamente livres e cada uma faz o que quer. A companheira de vocês resolveu ir embora.” As ovelhas se deram por satisfeitas com a resposta e, sem suspeitar de nada, continuaram naquele lugar maravilhoso. Diariamente, sumia uma ovelha. Até a última. Então o lobo saiu para seduzir outro rebanho.
Somos parecidos com ovelhas. Também nós precisamos de um cuidador, que nos defenda dos perigos e que nos proteja das seduções e das tentações. Nós temos este cuidador: Jesus Cristo, o Bom Pastor. Ouçamos a sua voz!