Estudo temático: "Deus para todas as pessoas!"

19/09/2013

Deficiência auditiva
Deficiência visual
1 | 1
Ampliar

Estudo temático: “DEUS PARA TODAS AS PESSOAS!”

Considerações gerais

O estudo temático que segue tem por objetivo motivar à reflexão a respeito da inclusão de jovens que por algum motivo necessitam de cuidados especiais, seja na locomoção, na comunicação ou alimentação. Percebendo estas dificuldades, poderemos encontrar formas de acolher e possibilitar melhor convívio, e assim testemunhar o que é ser Igreja.

O que é necessário preparar antecipadamente

Preparar as mesas para a refeição que será realizada durante o encontro. Colocar em uma mesa os alimentos e em outras: pratos, copos e talheres. Embaixo de cada prato colocar um papel onde estará escrito:

1- Não enxergo;
2- Não falo e não ouço;
3- Não consigo movimentar os braços;
4- Não consigo movimentar minhas pernas;
5- Não posso comer alimentos com sal (tenho intolerância a sal);
6- Não posso comer alimentos com glúten (tenho intolerância a glúten);
7- Possuo nanismo;

Observação: Cuidar para não repetir as restrições na mesma mesa.

Deus para todas as pessoas

Acolhida
Sejam todas bem-vindas e todos bem-vindos para este nosso encontro em que vivenciaremos o amor de Deus que é “Deus para todas as pessoas!”, assim como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos, no capítulo 2, versículo 11: “Porque para com Deus não há acepção de pessoas”.

Hino
Momento novo (434 HPD2)

Saudação
Encontramo-nos agora para celebrar e vivenciar coisas diferentes em “comunidade”, sendo Igreja de Jesus Cristo, que inclui todas as pessoas e que hoje nos recebe aqui.

Oração
Oremos: Senhor, Deus de misericórdia! Vem e fica conosco neste encontro. Que aprendamos de Ti como receber, incluir e conviver com todas as pessoas. Pois somos pessoas diferentes umas das outras, e isso muitas vezes nos é incômodo. Ensina-nos a ouvir a necessidade das outras pessoas para então agir em seu favor, assim como Jesus fez tantas vezes. Pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém!

Dinâmica – “Refeição Solidária”

Explicação

Cada pessoa participante se encaminha para um lugar disponível em uma das mesas. Embaixo de cada prato está colocado um bilhete com alguma restrição (veja início do estudo), que deverá ser seguida durante parte da refeição.

A pessoa pega seu papel e não revela sua restrição, apenas age de acordo com as características dessa restrição – isso fará com que as outras pessoas a identifiquem e sejam solidárias no que puderem. Ex.: 1 - fecha os olhos; 2 - não fala durante o tempo estipulado; 3 - coloca os braços para traz; 4 – não sai da cadeira; 5 e 6 - procuram os alimentos que poderão ingerir; 7 – deverá agir com joelhos e braços encolhidos.

Dica para quem for orientar a atividade

Observe se todas entenderam como agir e como são as reações nas mesas; se há colaboração entre elas, se estão conseguindo se servir. Depois de algum tempo, libere a turma para que possa se movimentar e alimentar sem restrições.

Roda de conversa

Convidar as pessoas para voltarem ao grande grupo para falar dos sentimentos que experimentaram durante a dinâmica. Como se sentiram com a restrição imposta? Como agiram para conseguir se alimentar e conviver com as pessoas da mesa?

Texto Bíblico

1Coríntios 12.12-20 e 25-27

Cada pessoa é parte importante no corpo de Cristo. E assim, como num corpo, somos partes diferentes umas das outras, mas cada qual com sua razão de ser. Por sermos do mesmo corpo, há uma ligação e interdependência entre nós. Quando uma parte não está bem ou não é valorizada, o corpo todo sente. É tarefa de cada parte do corpo colaborar para que haja harmonia e vida plena para todas as partes do corpo.

Reflexão

Hino

Mutirão da vida (429 HPD2)

Motivação para gestos concretos

Conversar sobre as diversas formas de deficiências que existem e das quais muitas vezes não nos damos conta, mesmo que estejam presentes em nosso grupo. Isso faz com que pessoas se distanciem, pois não conseguem conviver plenamente. Ao nos conhecermos e sabendo quais são as necessidades que temos nos grupos de convivência na comunidade, podemos agir para que essas necessidades sejam atendidas de alguma forma. Assim, nossas ações inclusivas serão a chave para que vivamos a boa nova do Evangelho de Jesus, onde todas as pessoas em todas as circunstâncias tenham lugar. A partir do testemunho de nossa fé, com grandes e pequenas ações que visam à inclusão de todas as pessoas, a comunidade cristã irá cumprir sua missão neste mundo.

Oração

Senhor, agradecemos pelo acolhimento recebido em nosso grupo, pelos sorrisos e abraços de ternura e paz. Eles nos alegram os corações e animam para a convivência fraterna. Agradecemos por nos mobilizares para a inclusão através dos exemplos de pessoas que fazem parte da Igreja de Jesus Cristo e que já vivem neste caminho que não é fácil, mas que torna a vida mais digna. Pedimos que nos ensines a sermos cada vez mais uma comunidade viva e inclusiva. E assim oramos em conjunto a oração que Jesus Cristo nos ensinou:
Pai-nosso...

Hino
Bom que já nos pertencemos (CD Anima – A fonte, 03)

Bênção cantada
Amor e paz (Cante com a gente, pg. 77).

Formar pequenos grupos de 5 ou 6 pessoas. Uma delas fica no centro, enquanto as outras cantam e giram em volta, fazendo os gestos de bênção sobre a pessoa do centro.

Aquele que era: com as mãos sobre a cabeça apontam para trás – passado;
Que é: com as mãos, apontando para o lugar onde a pessoa está – presente;
E que virá: com as mãos, apontando para frente – futuro;
Esteja em tua volta: rodando em volta da pessoa do centro, com as mãos postas
em sinal de bênção;
Com seu amor e paz: rodando, dão um abraço coletivo na pessoa do centro.

Catequista Mariane Noely Bail da Cruz
Departamento Sinodal de Educação Cristã do Sínodo Norte Catarinense – Rio Negrinho/SC

Pastor Marcos Aurélio de Oliveira
Paróquia dos Apóstolos – Joinville/SC

Voltar para Índice Criatitude - Deus para todas as pessoas

 


Autor(a): Mariane Noely Bail da Cruz e Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB
ID: 24844
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br