Com o objetivo de estudar as relações entre o Estado e as instituições diaconais da Igreja da Noruega, o estudante do Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, Helio Teixeira, desenvolveu parte da sua tese doutoral na Diakonhjemmet University College, em Oslo, onde residiu por oito meses.
Em visita a instituições diaconais, Helio acompanhou o trabalho junto a imigrantes pobres e a pessoas em situação de vulnerabilidade. A Noruega é um país que preza pela igualdade de acesso às instituições públicas e que apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano do mundo, ressaltou.
Enquanto no Brasil e na América Latina o trabalho diaconal está atrelado à luta contra a pobreza e à miséria de modo geral, comparou Helio, nos países nórdicos a preocupação é promover uma efetiva participação social. A Noruega investiu na formação de um estado de bem estar social, o que pressupõe a valorização das instituições diaconais enquanto 'braços' fundantes desse compromisso em cuidar da população do país, afirmou.
Primeiro estudante a viajar a Oslo através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), ao longo dos oito meses de viagem Helio pode conhecer o rico contexto histórico das igrejas nórdicas, além de realizar um processo de imersão cultural. No período de intercâmbio, foi orientado pelo Prof. Dr. Kjell Nordstokke, especialista na área de diaconia e que já esteve por várias vezes no Brasil, inclusive ministrando aulas e palestras na EST.
De volta ao Brasil, a intenção do estudante é defender a tese doutoral até o mês de julho deste ano. O título provisório da pesquisa é Caridade e Diaconia como Prática Social da Igreja. Helio é orientado no PPG/EST pelo Prof. Dr. Wilhelm Wachholz.
Jornalista responsável: Micael Vier Behs