Estrangeiros e peregrinos

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Hebreus 11.13-16

“... confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra”. (v. 13)




Assim sendo, o apóstolo Pedro que mostrar que devemos encarar esta vida como um estrangeiro e um peregrino encaram a terra na qual são forasteiros e visitantes. Um estrangeiro não pode dizer: esta é a minha terra natal, pois não nasceu naquele país. Um peregrino não pensa em ficar na terra por onde peregrina, tampouco, na hospedaria onde está pernoitando, mas, seu coração e pensamentos estão voltados para outra direção. Na hospedaria, ele apenas descansa e faz as refeições e, então, prossegue viagem a seu lar.
Por isso, também vocês devem considerar-se visitantes e estrangeiros nesta terra ou hospedaria estranha, da qual vocês não tomam outra coisa senão comida, bebida, roupa, calçado e o que precisam para passar a noite. Mas o pensamento estará voltado exclusivamente para a terra natal, onde está a cidade de vocês.
Convém ter isso sempre em mente. Devemos deixar de lado essa idéia de edificar para nós mesmos uma vida eterna neste mundo; lutando e apegando-nos a isso como se fosse o nosso maior tesouro e reino dos céus, como se quiséssemos aproveitar-nos de Cristo, o Senhor, e do evangelho para esta vida, adquirindo riquezas ou poder por meio dele. Ao contrário, já que temos de viver neste mundo tanto tempo quanto Deus quiser, devemos, também, comer, beber, namorar, plantar, construir, ter casa e lar e tudo o mais que Deus dá, ter e usar tudo isso como estrangeiros e peregrinos numa terra estranha, como pessoas que estão conscientes de que têm de deixar tudo isso para trás e seguir viagem, deixando a terra estranha e a hospedaria ruim e insegura, e rumando para a pátria verdadeira, onde tudo é certeza, paz, descanso e alegria eterna.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Nossa Pátria Está no Céu
Deus não se afasta de ninguém Salmo 22.1-21
Nossa pátria está no céu Filipenses 3.17.21
Eis que faço novas todas as coisas 2 Coríntios 5.11-17
Aguardamos com paciência Romanos 8.18-25
Estrangeiros e peregrinos Hebreus 11.13-16
Deus nos cansa da vida 2 Pedro 3.8-13
Morrer dia após dia 1 Coríntios 15.29-34
Este não verá a morte, eternamente João 8.48-51

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22607
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br