Espírito santo é força
Cleibiana Seibel *
Espírito Santo é força. É o poder de Deus. É o sopro da vida. É o poder que ressuscita a vida caída, desnorteada - que ressuscita a vida sem rumo.
Deus se revelou inicialmente através do seu Espírito na criação de céus e terra e tudo que neles existe. Depois Deus tornou seu Espírito em pessoa por meio de Jesus Cristo. Jesus revelou a glória do Deus criador, ensinando, revelando o projeto do Reino de Deus, fazendo curas e milagres. Isso é o Espírito de Deus que faz. É a ação do Espírito de Deus encarnado em Jesus Cristo.
Esse Espírito de Deus sopra onde quer, segundo a vontade de Deus. É o Espírito Santo que cria o povo de Deus, que cria a Igreja - cria a comunidade. É o Espírito Santo que inspira a viver e agir conforme a vontade de Deus no mundo.
O sopro de Jesus, segundo João 20.22, remete-nos àquilo que Deus fez quando criou o ser humano. É o sopro da criação, que agora é reforçado através da obra de Cristo com seus discípulos e discípulas. É o sopro da vida que agora é derramado sobre discípulos e discípulas, fazendo surgir a Igreja como corpo de Cristo nessa vida e nesse mundo.
Assim também diz o profeta Joel. O derramamento do Espírito será sobre toda a carne. A todas as pessoas, independentemente de sua idade ou força.
O Espírito Santo pode transformar e transforma a criação de Deus. É o poder com o qual Deus age e está presente na sua criação. É o poder que restabelece a natureza, as plantas, faz sonhar com um mundo melhor. É a força que derruba barreiras entre as pessoas. É o poder que cria a Igreja e envia o povo de Deus para a missão nesse mundo. O Espírito Santo prepara o povo de Deus para ser como chamas acesas que brilhem e dêem vida em meio à criação de Deus que geme e sofre.
O Espírito Santo quer levar-nos também a agir. Existe uma pequena estória que nos dá um exemplo sobre isso. A estória diz o seguinte: Dois moços estavam sentados à beira de um córrego, nas calmas horas do anoitecer. Num certo momento, viram uma mulher, com dois filhos, subindo o pedregoso barranco do córrego. A mulher carregava uma trouxa de roupa num dos braços, o filho menor no outro braço e o filho maior segurando-se em sua saia. O primeiro dos dois moços emocionou-se. Começou a falar do quanto essa mãe lhe causava compaixão. Falou que tinha enorme pena dela e que podia imaginar o quanto lhe era cansativo subir aquele barranco pedregoso com aquela carga toda.
O outro moço não falou nada, mas levantou-se e, imediatamente, foi ao encontro da mulher cansada. Pôs em seus próprios ombros a trouxa de roupa e tomou pela mão a criança que vinha segurando a roupa da mulher.
Pentecostes é isso. É ação. É trabalho. São pessoas que, cheias do Espírito Santo, não desanimam. Pelo contrário, vão à luta. Pentecostes quer trazer comunidades cristãs menos acomodadas. Comunidades inteiras que assumem juntas a busca por um mundo e vida melhores.
O Espírito Santo é aquela força que nos impulsiona a superarmos dificuldades. É o Espírito Santo que nos leva a termos compaixão de quem erra conosco. O Espírito Santo nos leva à prática do bem.
Esse Espírito de Deus está conosco e em nós, desde nosso Batismo. É pelo Batismo que recebemos de Deus os dons e capacidades do Espírito Santo. É esse Espírito que nos leva a formar o Corpo de Cristo que somos como Igreja.
--------------------------------------------------------------------------------
* Cleibiana Seibel é Candidada à Pastora em Limeira, SP