Esperanças a caminho

Artigo

01/03/2004

Passada a temporada de festejos e férias, deixo, de início, o meu abraço fraterno a todos/as leitores/as do Boletim DIOCESE.

A história do ecumenismo, na área territorial que abrange a Diocese da Igreja Católica Romana de Joinville e o Sínodo Norte Catarinense vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, tem colocado algumas sementes valiosas. Sementes colocadas na terra servem para produzir frutos. No devido tempo, toda semente que brotou, cresceu e se transformou em planta ou árvore, frutifica, produz frutos. É a vocação de toda árvore frutífera.

A árvore ecumênica nos faz olhar para alguns frutos muito bonitos e importantes: as celebrações comunitárias, organizadas em conjunto; é árvore que chama atenção aos encontros de reflexão sobre assuntos comuns: aspectos da doutrina sobre Jesus Cristo, a justificação por graça e fé, batismo, eucaristia, matrimônio, estudo conjunto de textos da Bíblia. Temos colocado passos conjuntos na área da responsabilidade público e nos sensibilizado para com a questão dos Direitos Humanos. No caminho ecumênico somamos passos marcantes na educação religiosa nas escolas, na execução da Semana de Oração pela unidade dos cristãos, na formação de lideranças, na cooperação de projetos sociais, por ex. através da Missão Criança, entre outras iniciativas. Estamos sendo desafiados a cooperar com a Diocese na Escola de Ecumenismo a ser implantada no novo Centro Diocesano de Pastorais. Queremos cooperar!

À medida que seguimos na estrada da unidade, amplia-se a nossa consciência de que somos meros aprendizes no Movimento Ecumênico. Ensaiando passos comuns, estamos promovendo o espírito fraterno e lançando redes neste mar aberto que é a sociedade humana. Desejamos que o ecumenismo não se manifeste pela superficialidade, porque nem tudo está bem entre as igrejas coirmãs. Existem dificuldades e obstáculos que marcam também o caminho ecumênico e que, em conjunto, devem ser trabalhados e superados.

O lema da IECLB para 2004 diz: Pelos caminhos da esperança preservando a Unidade do Espírito no vínculo da Paz.

Compartilho a esperança de que Igreja Verdadeira é sempre Igreja aberta, não encostada na parede da tradição fixa, mas Igreja em busca da reconciliação e da unidade do mundo. Esta é a vontade de Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, e que roga por esta unidade. A oração de Cristo pela unidade é inspiradora e serve de verdadeira fonte para o Movimento Ecumênico, também neste ano do Senhor, em 2004!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Diosece Informa - 03/2004

 


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8680
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br