Esperança - o combustível da vida

Palavras de Vida e Fé

15/08/2020

Esperança - o combustível da vida

 

Estamos já no quinto mês de quarentena imposta pela pandemia de COVID 19. A essa altura já percebemos muitos reflexos e consequências que esta situação nos trouxe. Percebo que, muita gente está cansada (cansaço). É um cansaço físico, mas principalmente psicológico e emocional. Outro sentimento que nos acompanha é o medo. Sentimos o temor por conta desta pandemia e todas as consequências que ela nos traz.
 Vivemos em tempos de incertezas. Nem sequer temos como planejar muitas coisas. O que é certo hoje, pode não ser amanhã. As próprias leis mudam e precisam mudar constantemente por meio de decretos. Sentimos também a frustração (frustrações) por conta das limitações e distâncias sociais que se fazem necessárias neste momento. Estamos carentes de abraços, de contato físico, de rir, brincar, se divertir de maneira despreocupada.
 Da mesma maneira muitas pessoas são assoladas pelas consequências sociais e econômicas desta pandemia. Desempregos, falências, reduções de jornadas de trabalho e consequentemente de remuneração atingem uma grande parcela da população.
Além de tudo isso a vida segue o seu curso (vida que segue). Problemas antigos, corriqueiros e lutas cotidianas também se fazem presentes. A vida cotidiana não está pausada. E então talvez nos perguntemos: o que podemos esperar? Quando tudo isso vai passar? Aliás, quais tem sido as nossas expectativas? Qual é o combustível que nos move para seguirmos em frente?
O texto bíblico de Romanos 8.24-25 nos diz: “Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
Gosto testes versículos. Primeiro porque eles nos apontam este combustível que nos leva a seguir em frente: a esperança. Mas ele não fala de uma esperança como uma mera expectativa ou torcida de que algo aconteça. Ele nos traz uma esperança afirmativa; “na esperança fomos salvos”. Ou seja, a esperança cristã não se fundamenta em meras possibilidades, mas na certeza: já fomos salvos! Todavia, ainda não vemos esta salvação.
Nestes tempos sombrios, quero motivá-lo a lançar âncora na Palavra de Deus que testemunha desta esperança. os noticiários não nos trazem boas perspectivas; o contexto político e social também desanima. Talvez os problemas se acumulem na sua vida. Por isso é hora de fortalecer esta esperança. Mesmo que ainda estejamos no breu, sabemos que o sol vem ao amanhecer. Ainda não conseguimos ver os tão sonhados tempos melhores. Mas eles virão. Deus continua sendo o Senhor da história. Este Deus, que nos concedeu a salvação em Jesus Cristo, razão de toda esperança, também nos conduz pela vida e nos guarda.
Finalizo esta reflexão com as palavras de Hebreus 10.13: “Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas.”

 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 25
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58347
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br