Escola Sinodal de Educação Profissional assina convênio para estágio com o Hospital Moinhos de Vento

25/01/2006

 

Uma oportunidade para troca de experiências e de crescimento em conjunto. É desta forma que o convênio firmado entre o Hospital Moinhos de Vento (HMV) e a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) é visto pelo diretor do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do hospital porto-alegrense, Dr. Jefferson Gomes Fernandes. A Esep é o braço de ensino técnico da Escola Superior de Teologia da IECLB (EST), em São Leopoldo (RS).

O convênio possibilitará às alunas e aos alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Esep fazer seu estágio curricular e obrigatório no Moinhos já a partir de abril ou maio de 2006. Com isso, o hospital oferecerá a oportunidade de estágio numa instituição diferenciada, com um sistema de assistência integral, onde o paciente é de fato o centro da atenção, aponta Fernandes.

Desde a sua criação, 78 anos atrás (em 1927), o Moinhos de Vento – então Hospital Alemão – tem a sua própria Escola de Enfermagem. Ela caracterizou-se, desde o início, pela preocupação em ministrar conhecimentos e técnicas de enfermagem aliadas a uma postura profissional de respeito, dedicação e acolhimento às necessidades do paciente, buscando atendê-lo de forma integral. Na prática, exemplifica o diretor do IEP, “a pessoa internada não é a paciente do quarto número tal, mas sim, o sr. João, a sra. Ana...” Esse atendimento, segundo Dr. Jefferson, inclui igualmente a questão ética e espiritual, estreitamente ligada à Pastoral do Moinhos.

“SELO DE QUALIDADE” - Em 2002 e, pela segunda vez consecutiva, em 2005, o Hospital Moinhos de Vento recebeu a Acreditação Hospitalar Internacional conferida pela Joint Commission International (JCI), “um selo de qualidade de classe mundial em saúde”. O HMV é o único hospital do Rio Grande do Sul e um dos seis no Brasil com esta distinção.

Para a coordenadora da Unidade de Educação em Saúde do IEP do HMV, Rúbia Natasha Maestri, a filosofia de ensino praticada pela Esep é um fator decisivo no estabelecimento do convênio. Somado a isso, há a expectativa de profissionais do hospital também atuarem como professores da Esep.

EXPECTATIVAS - O que, enfim, é esperado dos alunos da Esep como estagiários do HMV? “Que saibam aproveitar a oportunidade e também possam contribuir com o hospital”, indica Rúbia Maestri. Além disso, reforça, “espera-se compromisso, responsabilidade e cuidado humanizado”.

Para a coordenadora da Enfermagem da Esep, Rosane Prato, que atuou como enfermeira-professora no Centro de Capacitação e Desenvolvimento do Moinhos em 1996, o estágio nesse hospital reforçará toda qualidade educativa da Esep no que diz respeito ao Curso Técnico de Enfermagem. “O estágio no Moinhos de Vento tende a conceituar a nossa escola no Vale do Sinos e passa a ser ´um selo de qualidade´, que deverá atrair mais alunos”, expressa Rosane. A diretora da Escola, Dra. Ana Althoff, vê o convênio com o HMV como algo muito importante, e, possivelmente, “já uma oportunidade para encaminhar os alunos da Esep”.

“Com esse estágio, a Esep estará qualificando seus alunos ainda mais, uma vez que o Moinhos de Vento é um hospital de ponta”, enfatiza o administrador da EST, Oldemar Hollmann. Os alunos da Esep já têm como lugar de estágio o Hospital Centenário e os postos de saúde de São Leopoldo.

Ônibus para a EST - Atendendo reivindicação da EST, a empresa de ônibus Sete de Setembro – de São Leopoldo - fará um desvio de rota de duas linhas para facilitar o acesso dos alunos para as aulas que ocorrem à noite. A parceria beneficia principalmente os alunos dos cursos técnicos de Música e de Enfermagem da Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep), que poderão desembarcar e embarcar na entrada do Morro do Espelho.

A partir de 6 de março, o ônibus da linha Jardim América, centro-bairro, no horário das 18h35min, estará identificado com uma placa da EST, e o mesmo se dará com o ônibus da linha Vila Esperança, no horário das 19h10, também centro-bairro. Após o término das aulas, às 22h30min, os alunos poderão novamente tomar o ônibus da linha Vila Esperança bairro-centro, para as respectivas conexões.

Conforme o administrador da EST, Oldemar Hollmann, a expectativa é de que esta facilidade de acesso atraia bem mais alunos para a Esep.



Fonte: EST - Ingelore S. Koch

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br