“Ensina-me Senhor o teu caminho, e andarei na tua verdade”
Salmo 86.11
O que seria do mundo de hoje sem GPS, telefone celular, “tablets” e internet? Fico lembrando do tempo que nada dessas coisas existiam e, para se achar no mundo, nada melhor do que a velha, boa e prática ação de “perguntar” para um estranho na rua, ou mesmo um amigo, onde ficava aquela tal rua que tanto queríamos encontrar. O nosso mundo muda rapidamente e com essas mudanças acabaram-se as conversas, os encontros, os momentos de estarmos juntos para um bate-papo descontraído e desinteressado. Hoje fazemos tudo pela internet, por e-mails, falamos da nossa vida o tempo todo no Facebook, ou no Twitter, postamos comentários, fotos, momentos vividos e usamos mensagens de celular para conversar com nossos amigos e até com desconhecidos. A vida ficou mais fácil? Pode até ser que em certa medida sim, mas por outro lado estamos perdendo muito. Perdemos o contato com as pessoas, como os “olhos nos olhos”, com o abraço, o aperto de mão. Perdemos em relacionamentos reais, com amigos reais, com gente real e investimos em relacionamentos virtuais!
Esses caminhos e descaminhos acompanham a nossa vida hoje. Mais um ano se passou e com ele muitas experiências. Muitas vitórias, conquistas, viagens, conhecimentos, realizações pessoais. Mas, também, muita decepção e dor, ausência e a morte de pessoas queridas e próximas. Alguns desafios simplesmente ficaram difíceis de superar, de entender, de perdoar, de relevar. Mais um ano “normal”? Diríamos que sim. O mundo novamente passou por crise econômica, por enchentes, por catástrofes, violências, vulcões e desastres. O mundo também passou pela ruptura de alguns governos em ditadura, na Arábia Saudita com a morte de seu líder Muammar Gaddafi que governou por quarenta anos, por exemplo. Houve também o casamento do século do príncipe William da Inglaterra com uma plebeia. O mundo girou, e girou... E não parou.
Mas e quanto a mim e a você? O que o ano de 2011 nos trouxe de experiências boas, o que trouxe de decepções, o que trouxe de ensino? O que me acrescentou neste ano e o que ele me tirou? Será que precisamos de um GPS para identificar o que está acontecendo em nossas vidas?
O maior e melhor GPS dos que creem é a Bíblia. Ela ensina o caminho em que devemos seguir. Mas mais importante que isso, ela revela um Deus que ensina em meio de todas as experiências que passamos. Ao projetar o próximo ano, que possamos ser guiados, alimentados e fortalecidos pelos caminhos de Deus e pela verdade que Ele nos propõe. Que venha 2012. Que venha a vida, que venha a luz de Cristo sobre nós! Abençoado ano novo para você!