Sob o lema: “Conhecendo e apoiando-nos, baseado em Isaías 41.6, aconteceu entre os dias 3 e 9 de fevereiro de 2020 em Bogotá, Colômbia, o encontro Luterano Interamericano - “Ayni, desde las Orillas”. O evento foi organizado e implementado pela Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), e teve a Igreja Luterana Evangélica da Colômbia (IELCO) como anfitriã. Ayni, palavra e conceito quíchua, reflete o desejo de promover a reciprocidade e a fraternidade nas relações entre pessoas e comunidades: ajuda mútua, solidariedade, compromisso e compaixão.
Estiveram presentes líderes das igrejas Luteranas na América Latina e no Caribe, representantes de seminários e das congregações latinas e comunidades nativas membros da ELCA, num total de 96 pessoas. Assim, concretizando-se um espaço para o encontro, a conexão e a reflexão sobre diversos temas, bem como a troca de experiências. Em voga as discussões: “Povos originários/Comunidades Nativas, Migração, Vitalidade Congregacional e educação teológica”.
A IECLB esteve representada pelo Primeiro Vice-Presidente, P. Odair Braun, que participou do grupo que trabalhou a temática da “Vitalidade Congregacional e Sustentabilidade”. Destaque às diversas experiências que estão sendo feitas em diferentes países das quais algumas de grande impacto e ampla transformação, assim como de crescimento de comunidades. Também participaram a jovem Bárbara Luise Hiltel Venturini pelo Conaje e o professor Dr. Valério Scharper do Instituto de Sustentabilidade.
A pregação da abertura da reunião ficou a cargo do Rev. Rafael Malpica Padilla, Diretor Executivo da Unidade de Missão Global, que convidou os grupos a refletir profundamente sobre como as igrejas podem quebrar as barreiras que mantiveram as comunidades participantes marginalizadas: “Qual é o papel da igreja em mudar para a outra margem? Como podemos construir nossa comunidade usando o rico simbolismo por trás da palavra quíchua, ‘Ayni’, mutualidade e reciprocidade? E como ser uma entidade que cria espaços de apoio e troca que levam à plena maturidade e vitalidade de nossas comunidades? ”.
Nesse sentido, o Rev. Jaime Dubon, Diretor do Bureau para a América Latina e o Caribe / Missão Global -ELCA analisou que “a migração é uma realidade não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o continente” e que isso “representa um desafio para as igrejas da região, uma necessidade urgente de ação e uma oportunidade de ser profético no serviço e na defesa.” Dubón ainda explicou que a ELCA está muito comprometida em acompanhar nossas igrejas associadas no continente em seus ministérios com migrantes.
Alguns desafios lançados: formação de uma Rede Interamericana de Jovens; expansão à Rede amparo para apoiar os migrantes nas Américas; fortalecer e tornar visível o cuidado pastoral dos Povos Indígenas, vinculados às instituições de educação teológica do continente; formação de uma rede de comunicação interamericana que permita a visibilidade da vida e da missão das Igrejas, buscando estratégias e metodologias para trabalhar em nossos contextos e realidades sociais e eclesiais.
Fontes:
https://americalatinacaribe.lutheranworld.org/es/content/ayni-reciprocidad-y-hermandad-para-fortalecerse-conocerse-y-acercarse-4
https://www.ielco.org/noticias/apertura-y-ponencias-evento-ayni-desde-las-orillas/
http://ielch.cl/encuentro-luterano-interamericano-ayni-desde-las-orillas/