Foz do Iguaçu foi sede do Encontro e Assembléia Internacional do Dia Mundial de Oração durante os dias 20 a 27 de agosto de 2017, onde reuniram 188 mulheres cristãs de 84 países sendo da Ásia, África, Caribe, Europa, Norte América, Latino América, Médio Oriente e Pacífico. Participaram três delegadas de cada país. Além de convidadas representando a Associação Nacional da OASE e da Confederação de Mulheres Metodistas.
A programação durante estes dias realizou-se nas dependências do Hotel Golden Park Internacional. O encontro foi transmitido em inglês com traduções para espanhol e francês respectivamente.
O tema: ”Buscando a sabedoria para cuidar da criação de Deus”. Gn. 1, foram muito relevantes as palestras e as devocionais desenvolvidas com base no tema, sobre o cuidado e a conscientização do meio que o ser humano vive. Pois tudo o que Deus criou é muito bom. Nós somos cuidadores da criação e não podemos romper esses laços. Como mulheres do movimento do Dia Mundial de Oração mundial, elas foram desafiadas a transpassar fronteiras envolvendo igrejas, grupos, comunidades, cidades a transformar o mundo no aspecto ambiental. Não perder a esperança.
Também houve diversas oficinas e grupos de trabalho relacionado ao tema. DMO do Brasil coordenou uma oficina passando informação, material e explicando a função do DMO com a participação de mulheres da OASE de Foz, pastor local da IECLB, mulheres representando a Igreja Católica local, mulheres da Igreja Metodista de São Paulo e Rio de Janeiro, mulheres e Reverendo da Igreja Episcopal Anglicana de Foz e mulheres vindas da Angola e Portugal.
Noite cultural também foi muito expressiva, onde alguns países trouxeram um pouco de sua cultura e tradições em forma de dança, cantos e vídeos. Também houve um teatro sobre a história das mulheres do período da Reforma, destacando a Catarina Von Bora e o envolvimento do DMO Mundial neste contesto e foi coordenado por mulheres do DMO Brasil.
Assuntos administrativos como relatórios, finanças, próximos países que irão escrever as celebrações do DMO também fizeram parte da programação. Ainda teve eleição entre as 7 regiões presentes e para presidente do Comitê Internacional do DMO, ficando a Sra. Laurence Gangloff, da França.
Visita nas Cataratas do Iguaçu também fez parte na programação no sábado pela manhã. Onde as mulheres viram uma pequena amostra perfeita da criação de Deus.
A diretoria do Dia Mundial de Oração do Brasil aceitou este desafio em sediar este evento. Ele acontece a cada cinco anos em países diferentes. Contamos com o apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Foz – IECLB, doação de materiais, patrocínios de pessoas anônimas, OASEs Sinodais e grupos de mulheres de diversas igrejas, pessoas voluntárias na tradução de idioma, empréstimo de instrumentos musicais, translado aeroporto até o hotel etc. Estamos muito felizes que transcorreu tudo bem e aprendemos bastante e os desafios agora são muitos .O que podemos dizer o nosso “muito obrigado”.
O Dia Mundial de Oração é um movimento ecumênico que reúne mulheres cristãs de todo o mundo e tradições diferentes. Sempre na primeira sexta feira do mês de março todas e todos são convidados para a celebração anual. Em 2018 será no dia 2 de março, escrito pelo país de Suriname, sob o título “Toda a criação de Deus é muito boa”. O material pode ser adquirido pelo site: www.dmoracao.comunidades.net. Com alegria no ano de 2018 o DMO do Brasil celebra 80 anos de existência, persistência e trabalho. Sempre com base no lema: “Oração com informação – ação com oração”.
Leda M. Witter
Presidente do DMO Brasil