Entre os dias 25 e 28 de agosto de 2016, será realizado em Laranja da Terra o 34º Encontro Capixaba de Trombonistas. E como preparação para este evento, foi realizado um encontro de trombonistas da União Paroquial Jucu. Foi no dia 18 de junho, na Comunidade da Cruz, Paróquia de Califórnia. Participaram 51 trombonistas das Paróquias de Califórnia, Melgaço, Rio Ponte e Domingos Martins. Estiveram presentes a Coordenação Musical da Obra Acordai Capixaba: Micaela Berger, Orlando Lemke e Waldeci Wolfgran. Também esteve presente o regente Izidoro Boldt, que preparou o Caderno de Partituras para o Encontro Capixaba de Trombonistas e que também foi usado no encontro. Além do trabalho com o grupão desenvolvido por estes regentes, Armindo Klitzke, presidente da Associação Obra Acordai Capixaba, acompanhou o trabalho com alguns iniciantes.
Para os participantes, foi um momento de muito aprendizado e comunhão, sendo possível num grupo menor aproveitar melhor o que os regentes tinham a oferecer. Ficou combinado que pelo menos uma vez ao ano deveria acontecer um encontro de trombonistas na UP Jucu, fortalecendo a amizade e comunhão entre os grupos. A Comunidade da Cruz, que acolheu o encontro, com apoio da UP Jucu, não mediu esforços para que todos se sentissem bem. Prepararam o café da manhã, almoço e café da tarde. Foi um bonito gesto das lideranças e pessoas que ajudaram na cozinha.
O dia também foi especial, pois marcou o início da contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma. Os Coros de Metais também estão nesta caminhada de testemunho de fé e da identidade luterana. Este tema foi tratado na meditação inicial do encontro, os sinos foram tocados ao meio dia e na parte externa do templo estava exposto o banner que indica que a comunidade, paróquia e toda a UP Jucu também estão fazendo parte desta campanha.