Em Cristo somos um só Corpo

04/03/2009

1 Coríntios 1.20-18

Ser um em Jesus Cristo, evitando divisões e intrigas, pois Paulo foi enviado para pregar o Evangelho e ressaltar a importância da cruz de Cristo. Reflitamos sobre a importância do papel que a mulher tem assumido, fazendo a diferença na sociedade.

O apóstolo Paulo manifesta preocupação com os irmãos da Comunidade de Corinto, pois está em Éfeso e lá ouviu comentários e rumores sobre intrigas e divisões que estavam ocorrendo entre eles. São fatos bem normais, que podem acontecer com qualquer Comunidade, também aqui entre nós. Diz o ditado popular: “cada cabeça, uma sentença”, ou “o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?”

Por isso é importante ouvirmos a exortação de Paulo, que em Jesus Cristo somos um só corpo, pois o que importa não é como cremos, mas sim, no que cremos. Cada um de nós tem sua forma peculiar de ver Deus e assim também ele vê a cada um e cada uma de nós de jeito diferente. Conhece nossos defeitos, nossas qualidades, nossos dons e sabe que não conseguimos a perfeição, por mais que nos esforcemos. Também os seres humanos diferem uns dos outros, homem e mulher assimilam e interpretam os fatos de forma diferente.

Neste Dia Internacional da Mulher ressaltamos que nada disso deve interferir na unidade e para guardá-la destacamos três pontos:
1) viver em humildade e mansidão – somos iguais, por isso não devemos agir com superioridade para não quebrarmos a união e o vínculo com a paz.
2) viver com paciência – Deus tem paciência com cada um e cada uma de nós, porque não fazer o mesmo para que possamos encontrar um caminho em comum.
3) “Suportai-vos uns aos outros no amor” – em vez de condenar e julgar, devemos carregar uns aos outros, em amor.

Uma música do CD do Padre Zezinho descreve bem nossa maneira de agir, imaginando sempre que nós, sim, é que estamos certos na nossa forma de seguir a Jesus Cristo e os mandamentos, sem respeitar a interpretação de nosso irmão, nossa irmã.

Irmãos separados
Padre Zezinho
São todos irmãos, / Mas alguns não aceitam que são. / Irmãos separados.
Cada um por seu lado / A louvar e a partir o seu pão /Irmãos separados.
E a dizer que o fiel mais fiel / É quem faz como eles / Gostam mais de ensinar e pregar
Gostam menos de dialogar / Irmãos separados, separados / na hora da prece,
na hora do livro, / na hora do pão, separados em nome do céu / separados em nome da Bíblia / E às vezes brigando por causa de Deus. / Irmãos separados...

Muito pelo contrário, em vez de vivermos separados, separadas, vejamos o que diz o Salmo 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
Analisemos nossas atitudes e através de nosso testemunho levemos a sério o que nos diz Jesus em João 13:34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

Vivamos unidos e unidas no amor de Cristo, lembrando que somente nele somos um só corpo, pois conforme:
Efésios 4:5-7 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todo e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

Ao invés de agirmos negativamente em relação ao nosso próximo, ofereçamos nosso apoio, pois homem e mulher se complementam e lembremos que “somos anjos de uma asa só e precisamos nos abraçar com a outra pessoa para podermos voar.” Amém!

Abrace a pessoa que está ao seu lado desejando-lhe o amor de Deus!

08 de março de 2009
Ana Maria Brackmann

Confira a Liturgia do Culto do Dia Internacional da Mulher



Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7877
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br