Em Brasília, diretoria do CONIC participa da abertura da SOUC

18/05/2015

SOUC 2015 Brasília 01
SOUC 2015 Brasília 02
SOUC 2015 Brasília 03
1 | 1
Ampliar

Pastoras, pastores, padres, religiosas, bispos e fiéis de diversas Igrejas Cristãs se reuniram no último dia 18, na Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em Brasília, para a celebração de abertura das atividades da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na capital.

Na ocasião também foi realizada a tomada de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) – clique aqui para saber mais.

A Celebração, que teve como lema inspirador, o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, “Dá-nos um pouco da tua água” (Jo 4, 7), foi rica de simbologias. Cada membro da nova diretoria participou da procissão de entrada com um jarro de água a ser depositada num poço previamente montado em frente do altar. Em um determinado momento cada um deles despejou a água do seu jarro no poço expressando que motivo o conduziu até o evento.

Após a leitura do Evangelho, narrativa de João 4, 1-30, que trata do encontro de Jesus com a samaritana, o presidente recém-eleito do CONIC, bispo da Igreja Anglicana, dom Flávio Augusto Borges Irala versou, em sua homilia sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iluminando-a com o texto bíblico proferido.

“Cristãos em particular e famílias de fé, em geral, têm colocado suas vidas e seus dons em favor da causa da unidade, de modo que tantas divisões foram superadas e tantos espaços de diálogo foram criados”, afirmou. Mas, ainda assim, segundo Irala, o diálogo continua sendo um desafio entre as Igrejas.

Sobre o lema da Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, “dá-nos um pouco da tua água” (Jo 4, 7), o presidente ressaltou que a atitude de Jesus de pedir água à samaritana “estimulou uma demonstração da solidariedade ao nível mais fundamental, uma vez que a água naquela região era um elemento vital. Em qualquer tempo e lugar, dar água é sinal de acolhimento, solidariedade e hospitalidade”.

Para o bispo a atitude de Jesus ajuda as Igrejas a compreenderem o caminho ecumênico que devem fazer: “Todos nós precisamos uns dos outros e devemos nos relacionar sem qualquer presunção de superioridade e por isso necessitamos passar por um processo de kenosis, de esvaziamento de qualquer tipo de arrogância ou ostentação”, aludiu.

Ainda, segundo dom Flávio, o Movimento Ecumênico tem dado verdadeiro testemunho “ao anunciar novas relações que aproximam pessoas e povos, e ao estabelecer a aceitação, o respeito e o convívio fraterno como a grande riqueza da condição humana”.

“Que a Semana de Oração, com seu tema desafiador, reforce a busca do diálogo, ajudando a superar a intolerância e alcançar a justiça e a paz”, concluiu.

Antes do momento de confraternização que reuniu o grupo no salão paroquial da Catedral, os presentes foram convidados a se dirigirem de dois a dois até o poço e tomar da água e, em seguida, receberam a bênção final com palavras ricas em significado. “Que Deus te abençoe e te proteja, encha os teus pés de dança e teus braços de força, cumule o teu coração de ternura e teus olhos de alegria, teus ouvidos de música e teu nariz de perfume”. (Leia a integra da oração no final da matéria).

Participaram da Celebração o presidente da Comissão de Ecumenismo da CNBB, dom Francisco Biazin, o bispo auxiliar da diocese de Belém, dom Teodoro Mendes Tavares, cssp, o Pastor Sinodal Dalcido Gaulke, a senadora Marina Silva, CRB Nacional, Centro Cultural Missionário (CCM), Cáritas, Embaixada da Síria, Movimento Focolares, Comitê Nacional da Diversidade Religiosa, Arquidiocese de Brasília, Comissão de Anistia, Assessoria da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Instituto Migrações e Direitos Humanos, Visão Mundial, Iniciativa das Religiões Unidas e Fe Bahá’í. Estiveram presentes, também, representantes das Igrejas locais como a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e a Igreja Metodista.

Oração da bênção

Que Deus te abençoe e te proteja, encha os teus pés de dança e teus braços de força,

cumule o teu coração de ternura e teus olhos de alegria,

teus ouvidos de música e teu nariz de perfume.

Amém!

 

Que Cristo inunda a tua boca de júbilo e tua alma de felicidade;

que sempre te conceda os dons do deserto: silêncio, confiança e água pura.

Ele te infunda novas energias para dar um rosto à esperança.

Amém!

 

Que o Espírito que transforma te conceda a serenidade das montanhas, o frescor das águas,

a leveza da brisa, a luminosidade do sol, o brilho da lua e a paz do infinito.

Amém!

 

E que a bênção do Deus do amor e bondade, que é Pai e Filho e espírito Santo,

desça sobre nós e permaneça para sempre.

Amém.


Por: Irmã Rosa M. Martins Silva / CRB Nacional

Fotos: CRB Nacional / Reprodução 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br