Eleições 2010

18/08/2010

Estimada amiga! Estimado amigo!

No dia 17 de agosto iniciou a Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na televisão. Às terças-feiras, quintas e sábados serão veiculados os programas dos candidatos e das candidatas a Presidência e à Câmara dos Deputados. As segundas, quartas e sextas-feiras, a exibição será para os concorrentes na disputa pelos Governos Estaduais, Distrito Federal, ao Senado e Assembléia Legislativa.

Chama atenção de que os candidatos tem um tempo diferenciado no rádio e na televisão. Isso não acontece apenas nesta eleição. Em outros anos também já foi assim. As pessoas com mais anos de vida hão de lembrar do candidato Enéas (já falecido) que tinha apenas quinze segundos para apresentar o seu programa de governo. Depois de duas a três frases ele ainda tinha tempo para dizer: Meu nome é Enéas.

Fala-se muito de que vivemos num país democrático. Nesse aspecto eu não posso concordar de que a democracia dê mais tempo para um candidato e candidata em detrimento a outro candidato/a. No meu entender todos os candidatos deveriam ter o mesmo tempo para expor suas idéias e programas de governos.

Nesta eleição para a Presidência da República temos nove candidatos: Duas mulheres e sete homens. A candidata Dilma Rousseff tem dez minutos e trinta e um segundos na Propaganda Eleitoral Gratuita. José Serra tem sete minutos e dezoito segundos. Marina Silva tem um minuto e vinte e três segundos e Plínio Sampaio tem um minuto e um segundo. Os candidatos com uma representação ainda menor tem apenas cinquenta e cinco segundos cada um no Programa Eleitoral Gratuito. São eles: Rui Pimenta, Eymael, Ivan Pinheiro, Levy Fidelix e Zé Maria.

Ainda assim, gostaria de motivar para que você acompanhe, assista e ouça a Propaganda Eleitoral Gratuita e os Debates entre os candidatos. Estas oportunidades vão nos dar subsídios e informações que vão auxiliar na escolha da pessoa que gostaríamos de ter como nosso e nossa representante.

Além da Propaganda Eleitoral Gratuita a mídia tem realizado chamadas no sentido de que ninguém venda ou negocie o seu voto. Eu entendo que se existem estas chamadas é porque ainda existem casos de compra e de venda de votos. E este aspecto precisa ser completamente banido.

Eu não sei quem iniciou este processo. Se foi o candidato/a que ofereceu dinheiro em troca do voto ou se foi o/a eleitor/a que pediu dinheiro para votar nele. Mas eu sei que o eleitor e a eleitora podem acabar com esse abuso, com essa corrupção, não aceitando qualquer tipo de proposta no sentido de negociar o seu voto. O candidato e a candidata que oferece dinheiro pelo seu voto não merece a tua confiança para governar. Porque se eleito poderá estar negociando outras coisas mais.

Nós temos no voto o poder e a oportunidade de escolher. Se você não conhece suficientemente o candidato e a candidata busque informações a seu respeito além daquelas que já vem no santinho distribuído pelos Partidos Políticos.

Nós temos um voto para cada cargo. Este voto fará toda a diferença. Que Deus nos ajude. Amém

Ervin Barg – Pastor Sinodal
Sínodo Uruguai – IECLB


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8039
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br