Ivoti - Duas palavras que resumem muito bem as questões de responsabilidade social e ambiental: acessibilidade e sustentabilidade. E é nesses pilares que o Instituto de Educação Ivoti (IEI) está construindo o novo prédio da Educação Infantil. A estrutura de 1.500 metros quadrados, que teve sua construção em tijolo ecológico iniciada em janeiro deste ano, abrigará 10 salas de aula, sala de professores, sala administrativa, sala da direção, sala de múltiplos usos (reunião, brinquedoteca e apresentações), área coberta de brinquedos (cobertura de policarbonato para facilitar a passagem da luz solar), solário integrado à natureza, vestiário, clínica e nutrição, sala de amamentação, lactário, refeitório, cozinha, sanitários com acessibilidade e banheiro especial para o berçário.
O novo ambiente com inauguração prevista para o 1º semestre de 2013 terá capacidade para receber 150 crianças da faixa etária dos 3 meses aos 5 anos de idade em tempo integral. O IEI está se renovando sem deixar de lado a tradição na formação pedagógica oferecendo assim um espaço educacional com professores qualificados e experientes para os anos iniciais, em uma área que não atuava. Essa nova estrutura servirá a comunidade regional, atendendo suas necessidades e preparando as crianças para a vida com qualidade no ensino e ética cristã, salientou o diretor geral da Associação Evangélica de Educação (AEE) e IEI, Ruben Goldmeyer.
Para facilitar a acessibilidade dos estudantes, o novo prédio foi pensado em um ambiente sem escadas (somente o prédio administrativo contará com dois pavimentos). Já em se tratando de sustentabilidade, a estrutura contará com a captação da água da chuva para posterior utilização nos banheiros e na limpeza. A luz solar será aproveitada na iluminação dos espaços. O projeto deste novo prédio começou a ser desenvolvido no início do ano passado. Pesquisamos bastante, visitamos outras escolas, sempre levando em conta as normas da educação infantil, destaca a vice-diretora do IEI, Vera Hoffmann.
O novo prédio da Educação Infantil representa um novo momento para o IEI. É uma nova etapa em um momento em que estamos estrategicamente melhorando ainda mais a qualidade do ensino a partir de investimentos na modernização da estrutura do IEI, sustenta o presidente da Associação Evangélica de Ensino (AEE) - mantenedora do instituto -, Marcos Kern.
Estrutura econômica, sustentável, segura e confortável
A construção do novo prédio da Educação Infatil do IEI foi pensada em gerar um mínimo impacto ao meio ambiente. Por isso, toda a estrutura está sendo construída com a utilização de blocos celulares autoclavados (tijolo ecológico). Este material garante um maior isolamento térmico, proporcionando assim um menor consumo de energia na climatização da edificação. Este tipo de tijolo também ocasionará isolamento acústico para um conforto ambiental e mais resistência ao fogo, aferindo segurança à estrutura.
___________________________
Saiba mais sobre o IEI – O Instituto de Educação Ivoti (IEI), como hoje é denominado, tem uma longa trajetória. Sua origem remonta ao ano de 1909, no município de Taquari, onde iniciou sua história e tradição em educação e formação de professores, líderes e pessoas comprometidas com a realidade, que valorizam a integridade e a dignidade do ser humano. Com 103 anos de fundação, a instituição é fruto dos esforços de imigrantes alemães que iniciaram a construção de escolas no início do século passado e sua origem marca a inconformidade com a realidade educacional no país e a responsabilidade de oferecer uma educação qualificada. Mantida pela Associação Evangélica de Ensino (AEE), a escola integra a Rede Sinodal de Educação.
Com um projeto educacional voltado para a excelência no ensino, o IEI prima pela qualidade no ensino básico. Articulando tradição e modernidade, a instituição oportuniza uma formação diferenciada aos seus estudantes, sendo referência nos três níveis da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com destaque para o curso Normal em Nível Médio, oferecendo, também, cursos profissionalizantes nas áreas da Comunicação Visual, Informática e Multimeios Didáticos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda a modalidade de Moradia Escolar, que reúne adolescentes de ambos os sexos vindos de mais de diferentes municípios do RS e de outros estados brasileiros.
A educação em turno inverso também faz parte do cotidiano escolar do aluno do IEI. Projetos curriculares como atletismo, robótica, teatro, idiomas e educação financeira constituem a base das atividades extracurriculares coordenadas pela escola em turno contrário ao período letivo. Iniciativas de inclusão social como os projetos: Cultivando as Flores na Adolescência, Tecnologias a Serviço da Comunidade e Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto (Asema) abrem as portas para a comunidade, com o intuito de aprender informática e participar de cursos de formação profissional, entre outros.
Na avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, a escola figura entre as 10 melhores da região do Vale do Rio dos Sinos. O bom desempenho é reflexo de um planejamento educacional que privilegia a capacitação do aluno nas diferentes áreas do saber, aliado a projetos pedagógicos de qualidade que garantem premiações para a instituição.