É chegada a hora - Lema da Semana: João 12.23 - P. Marcos Jair Ebeling - 02 de abril de 2023

Palavra Pastoral - Boletim Sinodal

01/04/2023

 

Jesus respondeu aos discípulos: é chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem (João 12.23).

É Domingo de Ramos. A comunidade cristã inicia as celebrações da semana santa. É chegada a hora de lembrar da morte e ressurreição de Jesus. É chegada a hora de conhecer quem Jesus realmente é e o que faz em nossa vida.

João nos relata que Jesus é procurado por pessoas que querem conhecê-lo. Sua fama se espalhara. Sua bondade despertava curiosidade e atraía pessoas. Por melhor que fosse como ser humano, ainda não era esta a sua natureza divina.

Para explicar como será revelada sua natureza divina Jesus vale-se de uma imagem: o grão de trigo precisa ser lançado à terra, morrer e ressurgir na forma de nova planta e então produzir muitos frutos. Todo agricultor (e moradores da cidade) conhecem esta imagem. É a semeadura da esperança.

Da mesma forma é chegada a hora de Jesus morrer, ser sepultado e ressuscitar para que sua natureza divina seja revelada. A natureza de Deus é essa de quem morre e ressuscita por pessoas que nem entendem o que está acontecendo; a natureza de quem morre e ressuscita para abençoar e salvar muitas pessoas. Assim como o grão de trigo que renasce para se multiplicar, renasce Cristo para multiplicar o Evangelho da salvação em todo o mundo. Que privilégio você e eu temos de viver nesta fé, de sermos abençoados/as mesmo sem muito entender e nada fazer.

A semana santa é por isso um convite muito especial: é chegada a hora de dar-se conta que estamos dentro da comunhão de pessoas salvas por Cristo. Que somos dele e, como seus/suas filhos/as, irradiamos Sua luz.

É chegada a hora de viver como pessoas que foram salvas por Cristo.
É chegada a hora de superar o individualismo, o machismo, o racismo e estimular a comunhão comunitária.
É chegada a hora de ensinar às crianças, jovens, mulheres e homens o Evangelho da reconciliação.
É chegada a hora de dar novo ânimo aos grupos comunitários.
É chegada a hora de cuidar das famílias: hora de abraçar e chorar com quem está triste.
É chegada a hora de cuidar da natureza e do meio ambiente.
É chegada a hora de dar comida a quem tem fome e água a quem tem sede.
É chegada a hora de permitir que nossas escolas sejam lugar de ensino e aprendizagem, não lugar de medo e morte.
É chegada a hora de superar as relações de trabalho escravo e conceder vida digna às pessoas assim como Cristo nos dignificou.
É chegada a hora de não produzir e não divulgar notícias falsas nas redes sociais e fazer da internet espaço seguro da missão a serviço do Evangelho de Cristo.
É chegada a hora de Cristo, o Senhor da Igreja, ser também o Senhor de nossas vidas, palavras e ações.
É chegada a hora de proclamar: tudo o que faço é espelho do que Cristo fez por mim. Creio que cada gesto e palavra é como semente que se multiplica. Amém.


Autor(a): P. Marcos Jair Ebeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Boletim
ID: 70017
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br