E a vida segue

14/11/2020


“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus,
“aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Apocalipse 1.8

   Talvez uma das maiores dúvidas neste tempo de pandemia tem sido como viver. De forma simplista podemos falar de três possibilidades: voltar atrás, ficar onde estamos ou seguir adiante. Cada uma dessa possibilidades tem os seus encantos e desafios. Vejamos:
   A imensa maioria gostaria de retroceder o calendário para a noite do 31 de dezembro de 2019. Naquela data no Brasil, as pessoas estavam mais felizes ou menos preocupadas. As pessoas já sabiam os seus desafios e como deviam enfrentá-los. As mentes estavam cheias de sonhos e planejamentos para um ano que parecia ser melhor que o anterior. Mas, voltar atrás não é possível em nossa realidade. No máximo que podemos fazer é usar a aprendizagem adquirida para viver o presente, olhar e lembrar como Deus nos acompanhou até aqui.
   Falando em presente, algumas pessoas diante de uma situação avassaladora ficam em choque, não reagem, ficam que nem estátuas, ou como diz o ditado popular deixa como está, para ver como fica. Se o momento é de felicidade queremos esticá-lo o máximo possível e ficar onde estamos, mas se é de tristeza procuramos passar a página o mais rápido possível. De qualquer jeito, o presente vira passado a cada movimento do ponteiro do relógio. Não podemos esticar o presente para que vire futuro, ainda que nossas ações passadas e presentes modificam o futuro. Por isso, a importância de viver de acordo com a vontade divina, pois Deus quer o melhor para nós, para as pessoas que amamos e para a criação inteira.
   Seguir adiante parece ser o único possível. Ainda que gostemos de segurar o passado, a linha vai se esticando. Assim também não podemos deter o processo que transforma o presente em passado. Sabemos que Deus tem em suas mãos a história e que tudo irá ser conduzido segundo a sua vontade. Mas, devemos cuidar de não ficar somente sonhando com um futuro melhor. Deixando as nossas ideias de molho para colocá-las em ação em um momento que nunca chega.
   Com certeza, a questão sobre como viver não tem uma resposta fácil. Como seres humanos vamos transitar entre o passado, presente e futuro. Adequando-nos a situação em que vivemos. Mesmo assim, uma parte é respondida facilmente. Podemos duvidar do nosso agir, mas não duvidamos de que Deus sempre nos acompanha e que ele nos guia através do tempo.
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59943
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br