“Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor,
porque na sua paz vós tereis paz.” (Jeremias 29.7)
O tema do ano da IECLB já foi lançado várias semanas, mas em meio à vivência do Advento e Natal, acabamos dispondo pouco tempo para refletir sobre este belo tema. O tema nos convida a conversarmos sobre a falta de paz em meio ao emaranhado da vida na cidade. Com este lembramos o hino Arrumando o mundo de nosso HPD que diz: “Deus quer todo mundo contente, criou tudo de bom para a gente. Construiu um mundo arrumado, mas que agora ficou bagunçado.”
Este mundo que está bagunçado nos oferece muitas delícias e facilidades que, por vezes, pode nos conduzir a vivermos de forma isolada e enclausurada. Neste mundo somos desafiados e desafiadas a olharmos para fora de nossas casas e comunidades em busca da paz. Quando olhando por nossas janelas percebemos uma bela cidade desenhada por cores, rostos, danças, culturas, ritmos e sorrisos. Mas também, ela é rabiscada por violências, oportunidades desiguais, faltas, preconceitos e medos. Em meio a esta bagunça de sofrimento e alegria, brotam incertezas que acabam fazendo com que fiquemos com medo de viver a cidade, e nela buscar paz.
Com isso nos vem à pergunta de como podemos ter paz quando há corações e vidas açoitadas? Nestas situações a paz é roubada pela falta de acessos, de oportunidades, de saúde que são defraudadas, de potes de comida vazios, de crianças nas ruas sustentando casas em vez de estarem nas escolas e em rodas de brincadeiras. Com isso a paz na cidade se esvai, como a esperança dessas pessoas, que clamam por cuidado e partilha.
Mas como buscar esta paz na vida destas pessoas? Com isso o amor de Deus quer nos mover a sermos instrumentos de paz e restauração de vida através do simples gesto da partilha. No partilhar nossas dádivas recebidas de Deus, servimos na restauração de vidas e dignidade e na construção de paz nesta cidade que é de Deus. A partilha sincera de nossas dádivas brota da alegria de compreendermos que tudo que temos é doado por Deus. Esta compreensão nos faz transbordar de gratidão e nos leva a partilhar, vivendo assim diaconia na construção da paz na cidade.
A canção, já citada, nos deixa um desafio: “Você também pode ajudar a vida aqui melhorar. De mãos dadas podemos fazer um mundo melhor para viver!”.
Que possamos ajudar a construir e possibilitar a paz na cidade, com pequenos gestos sinceros de partilha, vivenciando diaconia com os mais pobres deste chão. Amém.