Domingo da Páscoa | Liturgia Prussiana | Ano A

Ciclo da Páscoa

05/04/2023

 

ORAÇÃO SILENCIOSA DO PASTOR NO ALTAR:
Pai celeste, tu ordenaste e eu obedecerei. Concede-me a tua graça para que isso aconteça. Dá-me da tua bênção e permanece comigo e com todos que ouvem a tua Palavra. Senhor, guia os corações e fala tu mesmo a todos nós. Amém.


LITURGIA DE ENTRADA


 

🎵 PRELÚDIO:
Porque ele vive – LCI 436 – Instrumentos de Cordas

 

📖 SAUDAÇÃO:
C:Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é o poder de Deus”.
1 Coríntios 1.18.

 

🤗 ACOLHIDA
No momento da tempestade, nasce um mundo vicejante;
em meio às densas árvores, brotos já são vistos
onde as flores fechadas estavam.
Da chuva que cai, nasce um tapete verdejante.
E, num piscar dos olhos, vem a colheita
da vida que ali já esteve.

Se Cristo morreu, morrem também seus irmãos.
Cante às portas da morte e deite-se.
Deixas esta vida, sem suspiros!
Pois Cristo morreu! Nós morreremos!
Iremos dormir deitados sem seus braços
e depois acordar na pacífica ressurreição.
Sim! Cristo morreu! Sim! Cristo ressuscitou!
A vida e a morte claras estão
a nós que crescemos e declinamos;
Cristo ressuscitou e não mais morrerá:
Amém! Até que ele mesmo torne tudo claro
vamos crescer e declinar.
1

Christina Rosseti.

 

Sejamos todos e todas bem-vindos e bem-vindas a este culto de Páscoa. Como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, estamos na véspera das comemorações pelos 200 anos de Presença Luterana em solo brasileiro.


Recordar a história é importante não apenas para não repetir os erros do passado, mas também para conhecermos e descobrirmos sobre a nossa própria identidade. Por isso, neste culto nós iremos resgatar cantos e elementos da Liturgia Prussiana que foi uma reforma litúrgica realizada pelo rei Frederico Guilherme III da Prússia (atual Alemanha) no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. A Liturgia Prussiana foi o culto dos imigrantes alemães ao chegarem em terras brasileiras, sendo usada até hoje em muitas Paróquias e Comunidades da IECLB.


Tanto no luteranismo alemão quanto brasileiro, a Liturgia Prussiana foi uma importante ferramenta de unidade. Através dela, cristãos de diferentes tradições protestantes na Alemanha e depois no Brasil foram unidos – mesmo sendo de tradições teológicas diferentes.


Nesta Páscoa, através do uso da Liturgia Prussiana, também nós recordaremos a importância da nossa união através do Cristo crucificado e ressuscitado.


Através desta liturgia, recordemos também as memórias afetivas que elas nos traz ao lembrar como eram celebrados os cultos em outros tempos. Muitos decoraram a Liturgia Prussiana no Ensino Confirmatório e a conhecem muito bem até hoje.

 

🔔 AVISOS:

 

🎵 CÂNTICO DE ENTRADA:
Coral: Como é bonito Senhor

 

🙏 INTROITO:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

L: Cantemos louvores ao Trino Deus:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
Glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como no princípio era, agora e sempre
e por todos os séculos. Amém
. – LCI 140.

 

🛐 CONFISSÃO DE PECADOS:

 

🙏 ORAÇÃO:
L: Deus, criador do céu e da terra! O mundo que criaste está sob ameaças constantes, que crescem dia após dia. Nos assustamos, ó Deus, com o crescimento da violência e com as ações que trazem a morte a todas as faixas etárias.


Reconhecemos que, em nossa fragilidade humana, somos incapazes de escapar da morte e que apenas através da Tua graça podemos encontrar a vida eterna. A morte nos iguala, Senhor, mas a Tua ressurreição nos traz a esperança de que podemos vencer a morte e viver em Ti para sempre.


Neste momento de confissão, lembramos a história da Páscoa, quando os discípulos de teu Filho Jesus estavam confusos e temerosos, mas foram surpreendidos pela ressurreição de Cristo. Que possamos também ser surpreendidos pela Tua graça e amor, reconhecendo o verdadeiro significado da Páscoa e abraçando a vida que nos ofereces.


Senhor, fortalece nossa fé e capacita-nos a sermos testemunhas da Tua ressurreição. Que, assim como as mulheres correram para anunciar a boa nova da ressurreição de Jesus, possamos também levar essa mensagem de esperança e vida a todos os cantos do mundo.


Ensina-nos a ser promotores da vida, da paz e do amor, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus e buscando a justiça e a dignidade para todos. Concede-nos a coragem e a força para enfrentar nossos desafios e nos ajudar a nos tornarmos verdadeiros discípulos do Teu reino.


L: Tem piedade de nós, Senhor:

 

🙌 KYRIE:
Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
♫ Tem piedade de nós, Senhor.
Tem piedade de nós, Jesus.
Tem piedade de nós, Senhor. – LCI 032.

 

💖 ABSOLVIÇÃO:
L:Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois Israel: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre” .”
Salmo 118.1-2.

 

 GLORIA IN EXCELSIS:
L: Glória a Deus nas maiores alturas:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. Amém, amém, amém.
– LCI 065.


L: O Senhor seja convosco:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
E com teu espírito. – LCI 228.

 


LITURGIA DA PALAVRA


 

🙏 ORAÇÃO DO DIA:
L: Deus onipotente, Pai misericordioso. Tu aniquilaste o pecado, a morte e o inferno. Pela morte e ressurreição de teu Filho Unigênito Jesus Cristo, recuperaste a inocência e a vida eterna. Concede, por tua graça, que possamos viver em teu Reino. Auxilia-nos a crermos em tua Palavra de todo o nosso coração.


Tu deste teu Filho Unigênito à morte – e morte de cruz – para que nós fôssemos redimidos; tu o ressuscitaste para que fôssemos livres do poder da morte. Dá, ó Deus, que ao morrermos diariamente para o pecado, possamos viver para sempre conforme a tua vontade.


Assim oramos e pedimos, ó Pai, em nome de teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, hoje e para sempre. Amém.

 

📖 LEITURA DO EVANGELHO – ANO A:
Mateus 28.1-10.

 

🎶 REFRÃO:
C:Tragada foi a morte pela vitória”.
1 Coríntios 15.54.

L: Aleluia:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
♫ Aleluia. Aleluia. Aleluia. LCI 177.


🎙️ PREGAÇÃO:

https://www.luteranos.com.br/textos/eletragouamorte

 

🎵 HINO:
Coral: De muito longe

 

⛪ CONFISSÃO DE FÉ: CREDO APOSTÓLICO
Com toda a cristandade na terra que hoje celebra a Ressurreição do Senhor, confessemos a nossa fé:

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna
.

 


LITURGIA DO SACRAMENTO DA CEIA DO SENHOR


 

🎁 OFERTÓRIO:
Coral: A mensagem da cruz


🗨️ DIÁLOGO:
L: O Senhor esteja com vocês.
C: E com teu espírito.


L: Elevai os corações:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
Ao Senhor os elevamos.

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus:

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
Isso é digno e justo.

 

📖 PREFÁCIO:
L: Justo é e verdadeiramente digno que em todos os tempos e em todos os lugares, te rendamos graças, ó Senhor Onipotente, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Pois ele ressurgiu. Realmente, o Senhor ressurgiu. Este é o dia que fez o Senhor. Nele nos alegremos e nos regozijemos.

 

🙏 SANCTUS:

L: Com todos os anjos e arcanjos, louvemos à tua infinita glória um cântico de louvor.
Solo: Instrumentos de corda.

 

🙏 ORAÇÃO:
L: Pai Celestial, em humilde intercessão nos colocamos diante de Ti, reconhecendo que onde as mãos humanas não alcançam, Tuas mãos alcançam, e onde a medicina humana não enxerga solução, o Teu poder se manifesta. Diante da morte, Tu és capaz de produzir vida.


Agradecemos a mensagem da Páscoa, que nos recorda que não somos todo-poderosos, mas que em Ti encontramos a verdadeira esperança. A morte não tem a última palavra, pois em Jesus, Tua ressurreição nos mostra que a vida vence.


Pedimos, Senhor, que nos ajudes a compreender a mensagem de Cristo e a viver conforme o Reino eterno que Ele veio estabelecer. Dá-nos coragem para testemunhar a ressurreição de Jesus e para levar essa boa notícia a todos os cantos do mundo.


Neste momento, intercedemos pelos que estão de luto, confusos e temerosos. Conforta-os com a Tua presença e enche-os de esperança na ressurreição. Que a alegria da Páscoa renove nossas forças e nos inspire a buscar a paz, a justiça e a vida digna para todos.


Nós Te agradecemos, ó Pai, pelo sacrifício de Jesus e pela Sua ressurreição, que nos garante a vida eterna. Concede-nos a graça de participar da Santa Ceia com reverência e fé, reconhecendo em Cristo o verdadeiro alimento para nossas almas.


Que possamos, Senhor, ser instrumentos do Teu amor e do Teu poder transformador, levando vida e esperança onde quer que estejamos. Em nome de Jesus, o Cristo ressurreto, nós Te pedimos.

 

(Intercessões).


Tudo que estiver em nossas mentes e corações que não pronunciamos, colocamos agora em tua presença na oração que teu Filho Unigênito Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém
.

 

📚 PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO:
L: Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice; e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, bebei dele todos; este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

 

🙏 ORAÇÃO:
L: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que por tua morte deste a vida ao mundo: livra-nos de todos os pecados e de todo o mal. Ajuda-nos para que permaneçamos fiéis aos teus mandamentos e não admitas, Senhor, que nos separemos de ti, pois tu vives e reinas, com o Pai e com o Espírito Santo, em eternidade.

 

💌 CONVITE:
L: Vinde, porque tudo está preparado.
Provai e vede que o Senhor é bom.
(Explicar como se procederá com a Ceia: que lado começa).

 

🍞🍷 DISTRIBUIÇÃO:
Apenas Instrumentos de corda:
Em memória de mim;
Ó fronte ensanguentada – LCI 425
Se sofrimento – LCI 036

 

🙏 ORAÇÃO APÓS A DISTRIBUIÇÃO:
L: Todo-Poderoso Deus, nós te louvamos, por nos teres aliviado por meio da dádiva do teu perdão. Pedimos-te: Dá-nos a tua misericórdia e fortalece-nos na fé e na esperança. Conserva-nos em tua graça, une-nos sempre mais em amor fraternal, como membros do corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo, teu Filho.


Louvamos-te, Todo-Poderoso Deus. Suplicamos-te, derrama sobre nós o espírito do teu amor: faze-nos unânimes na tua paz – nós que nos alimentamos e fomos satisfeitos pela santa dádiva do cordeiro pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

 


LITURGIA DE SAÍDA


 

🙌 BÊNÇÃO:
L: Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.
Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te conceda a sua paz.

Coral, instrumentos de cordas e Comunidade:
♫ Amém. Amém. Amém.

 

🚶‍♂️ ENVIO:
L: Vamos em paz e sirvamos ao Senhor com alegria. Ide na paz do Senhor. Amém.

 


Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS


1 ROSSETI, Christina. “Easter Monday”. Tradução para o português: P. William Felipe Zacarias. Poema original disponível em: <http://liturgyletter.com/easter-monday-christina-rossetti>. Acesso em: 05. abr. 2023.


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70049
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br