Doença da alma?

01/04/2014

Olá amados. Você já se deu conta de que a cada novo dia somos surpreendidos com notícias sobre pessoas próximas de nós sofrendo do mal deste século: a depressão. Infelizmente existem muitas desinformações a respeito desta que pode ser chamada de doença da alma.

Não há como negar que a dor mais terrível é aquela em que a alma sangra e se contorce de desespero enquanto o corpo, aos olhos daqueles que olham de longe e muito superficialmente, encontra-se perfeitamente saudável. E assim, julgam a pessoa depressiva com o mesmo desprezo com que tratam quem faz corpo mole diante da vida. Muito embora, depressão e preguiça sejam coisas tão absolutamente diferentes que nem vale a pena comentar aqui a diferença.

Amados, como é triste saber que a dor da depressão é aumentada pelo julgamento daqueles que rodeiam o deprimido, e não reconhecem nele alguém com problemas, mas sim alguém que amolece diante das provas da vida. Será que Você e eu já não emitimos tal julgamento?

Assim, se já não bastasse a dor por sua própria enfermidade, ainda ter que carregar a dor do julgamento alheio faz com que a dor da doença se agrava. O sentimento de inadequação diante da vida igualmente se multiplica, o isolamento de tudo e de todos se torna a fuga mais previsível, e as tendências suicidas começam aparecer. O que virá depois desse ponto, não é difícil de adivinhar. Fica, portanto o alerta à família e a todos aqueles que convivem com pessoas depressivas: Evite julgamentos morais, busque informação e tratamento.

Na Bíblia, temos o exemplo de Davi. Ele foi um grande homem, guerreiro. Ele tinha uma intimidade com Deus como poucos e ainda assim, ele foi um homem que passou por momentos de depressão. Graças a Deus temos o Salmo 42, onde ele mostra como e onde encontrava forças diante deste terrível dor da alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.” Salmo 42:5-6.

Amados, se Você está passando pelo vale da depressão. Se tua alma está sangrando, não se culpe, não se considere alguém inferior, reconheça tua enfermidade. Reconheça que tuas forças não são suficientes para “sair dessa”. Busque ajuda de pessoas e profissionais qualificados, mas acima de tudo faça como Davi: Se prostre diante de Senhor e clame pelo seu auxílio.

Para quem convive com alguém depressivo um conselho: Não julgue. Tão somente ame, pois amar vai ser fundamental para a restauração dele. Não se afaste, mas chegue junto e pergunte no que podes ajudar. Se a pessoa não se abrir, de imediato, não desista. Ande do seu lado e comece a orar por essa pessoa. DEUS sabe curar as dores da alma e só ele sabe como ajudar a pessoa a se levantar. Pense nisso e tenha um dia abençoado.

Em Cristo Jesus.

P. Mauros. 01/04/2014.
 


Autor(a): Mauros Werling
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 42 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 27542
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br