‘Juntos a caminho‘ foi o tema do Simpósio realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014, em Neuendettelsau, na Alemanha, promovido por Mission EineWelt e Martin-Luther-Verein da Baviera. Em torno de 120 pessoas interessadas no Brasil ocuparam-se com o assunto ‘Parceria entre Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern (ELKB).
No dia 1º de fevereiro, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich discorreu sobre temas com os quais a Igreja tem se ocupado, considerando a realidade dos seus, aproximadamente, 700 mil membros, em uma sociedade com mais de 200 milhões de habitantes. Na ocasição, o Pastor Presidente explicou que, em função destes números, é especialmente importante que se passe às Comunidades da IECLB, que estão espalhadas por todo o Brasil, o sentimento de ser parte de uma grande Igreja nacional. Nesse sentido, uma dos recursos utilizados é a escolha de um ‘Tema do Ano‘, trabalhado em conjunto por Comunidades, Paróquias, Sínodos, instâncias nacionais, setores de trabalho e Direção da Igreja, fortalecendo, assim, a sua identidade comum. “Temos muitos desafios e o olhar de fora, das Igrejas parceiras, pode nos ajudar a identificá-los. Parceria visa a um processo de aprendizagem“, afirmou o P. Nestor.
O P. Michael Martin, Diretor do Departamento de Ecumene e Vida Eclesiástica da ELKB, frisou que esta aprendizagem se baseia em reciprocidade. Desde 1980, a Igreja na Baviera mantém relações oficiais com a IECLB e desafios globais atingem tanto a Igreja na Baviera como o Brasil, afirmou o P. Martin, caso das mudanças climáticas e do abismo entre pobres e ricos. O intercâmbio de Pastores e Pastoras é, para o P. Michael Martin, o instrumento ideal para o aprendizado mútuo.
A oportunidade para o Simpósio foi a comemoração dos 150 anos de nascimento do P. Otto Kuhr (1864-1938), enviado de Rothenburg ob der Tauber ao Brasil, em 1897, por meio do ‘Gotteskasten in Bayern‘ (Associação da Caixa de Deus na Baviera, hoje Martin-Luther-Verein). Após a vinda do P. Otto Kuhr, foram enviados mais 140 Pastores. “O ‘Gotteskasten‘ ajudou na formação da IECLB”, explicou o Presidente do Martin-Luther-Verein, P. Wolfgang Hagemann.
*Nota elaborada a partir do original, publicado em http://www.mission-einewelt.de/ (Vom Missionspfarrer zur Partnerschaft auf Augenhöhe)