DO CHORO À ALEGRIA

“A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para sempre. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem o canto de alegria” (Sl 30.5)

19/03/2013

Amado povo de Deus! Estamos no período da quaresma. Tempo em que refletimos nossa fraqueza de fé diante da grandeza de Deus.

O versículo do salmista, (linguagem de hoje) citado acima, retrata muito bem esse tempo de quaresma. É realmente um tempo onde nos despimos de tudo aquilo que nos faz sofrer, chorar e nos sentir pequenos e fracos diante de Deus. É um tempo onde reavaliamos nossa vida e nos arrependemos de tudo aquilo que não é bom e que não agrada a Deus e pelo qual Cristo sofreu e morreu.

Esse sofrimento de Jesus na verdade é nosso, pois o pecado pelo qual Ele é entregue é nosso. Assim a tristeza, o choro são nossos e a quaresma quer nos lembrar disso e nos fazer sentir tudo que Cristo sentiu em nosso favor. É como uma noite inteira de choro fala o Salmista. Prantos, lagrimas e dores no coração vão tomando conta de nossa vida para que a conversão possa tomar conta de nós no amanhecer do dia.

Sim! A quaresma é como uma noite em prantos e a única certeza que temos é que vem o nascer de um novo dia. Esse amanhecer é transformador e renovador, pois traz o canto de alegria. Isto é a Páscoa. Neste sentido, meus queridos, somos convidados a viver a tristeza, mas não guarda-la dentro de nós e sim joga-la fora. A quaresma nos desafia a nos limpar de tudo que nos faz sofrer e chorar e nos renovar com a alegria e a esperança salvífica da ressurreição. Se isto conseguirmos fazer podemos dizer como está escrito em Apocalipse 21: “Então vi novo céu e nova terra... Ele enxugará dos olhos deles toda lagrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro e nem dor. As coisas velhas já passaram”.

Sendo assim, que nós possamos viver intensamente esse período da quaresma nos purificando de tudo que causa tristeza e dor e enxergar um novo céu e uma nova terra na páscoa junto com a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Amem.


Autor(a): Wantuil Dettman
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 19504
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br