Discipulado

02/09/2009

Jesus disse: Segue-me. Lc 9.59. Seguir a Jesus é a tarefa de todas as pessoas batizadas. Pode haver muitas vozes dispostas a distrair-nos e desviar-nos do caminho de Cristo. Teremos várias oportunidades e desculpas para voltarmos e desistirmos. Não faltarão oportunidades de facilitarmos o caminho com promessas de encurtar-nos um pedaço da cruz.

No Evangelho de Lucas 9.57-62 Jesus põe à prova os que queriam segui-lo. São três exemplos de atitudes que também nós frequentemente temos quando somos postos à prova em nossa fé.

Vejamos:

O primeiro é o senhor apressado demais. Ele entusiasticamente se ofereceu para seguir a Jesus em qualquer lugar. Seguir-te-ei para onde quer que fores, disse ele. Não haveria preço alto demais. Não haveria cruz pesada demais nem caminho difícil demais. Mas teve, pois não ouvimos mais dele nas Sagradas Escrituras. Seu amor pelas conveniências terrenas, pelo conforto material era maior do que a sua dedicação a Cristo.

O segundo homem se chama Vagarosos demais. Ele não se ofereceu, mas foi chamado por Jesus. Sua resposta não foi um não de cara. Ele não estava completamente desinteressado no Senhor. Mas colocou seus interesses antes dos direitos de Cristo. Este discípulo colocou um serviço como impedimento ao seguimento de Jesus.

O terceiro se chama Mole demais. Parecido com o primeiro que se oferece para seguir a Jesus. Parecido com o segundo quando diz: Senhor, deixa-me primeiro... Em si não há nada de errado com seu pedido. Mas foi reprovado porque permitiu que os laços afáveis da natureza substituíssem o lugar de Cristo.

Estas situações também estão presentes em nossa vida de discipulado. O senhor Apressado Demais não quis abrir mão do conforto do seu lar. O senhor Vagaroso Demais tinha como desculpa a ocupação ou o emprego. E o senhor Mole Demais tinha em primeiro lugar os laços familiares que o prendiam.

Nós também temos obstáculos e justificativas desculposas que nos des-recomendam ao discipulado. Quais as desculpas que te impedem de ser verdadeiro discípulo ou discípula de Cristo hoje? Pense nisto!

Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh – Palmitos – SC.

(Baseado no comentário de Dietrich Bonhoeffer – Embaraços ao discipulado).


Autor(a): Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8157
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br