Dica de Filme: Nenhum a Menos
Teólogo Joel Haroldo Baade
Nenhum a Menos (Yi ge dou bu neng shao) Ano 1999. Gênero: Drama. Direção: Zhang Yimou Nacionalidade: Chinês. Duração: 106 minutos;
“Nenhum a menos” é um filme que retrata as condições da educação na região rural da China. A realidade é tão precária que o professor da escola do vilarejo de Shuiquan, o senhor Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.
Quando a mãe do professor Gao adoece e ele precisa viajar para visitá-la, não tendo outra alternativa, acaba delegando a responsabilidade pela escola à jovem Wei Minzhi, de apenas 13 anos. O professor dá a Wei uma importante incumbência, não permitir que nenhum só aluno abandone a escola.
A primeira dificuldade ocorre quando uma de suas alunas é recrutada para aperfeiçoar o dom de correr em outra escola, com a promessa de se tornar uma atleta de destaque. Impotente diante desta situação, assumiu com determinação a tarefa de não permitir que mais nenhuma criança abandonasse a escola.
A dura realidade do interior da China, contudo, reservou à professora Wei um desafio ainda mais difícil. Um menino, proveniente de uma família muito pobre, abandona a escola e vai à cidade para trabalhar. Wei, determinada a cumprir a sua promessa, empreenderá todos os esforços para trazer o menino de volta à escola.
O filme é um exemplo de fidelidade e perseverança. É uma possibilidade de se trabalhar estas temáticas com orientadores e orientadoras de Culto Infantil, Ensino Confirmatório e de outros grupos da comunidade.