A Diaconia recebeu do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte uma homenagem pela passagem dos seus 50 anos de serviços prestados ao Estado, em especial os sertanejos do Oeste Potiguar. A Sessão Solene aconteceu na tarde da última quarta-feira (22) no Palácio José Augusto, na Assembleia Legislativa do Estado (Alern), em Natal, e foi proposta pelo Deputado Estadual Jacó Jácome, do Partido Social Democrático (PSD). Na ocasião, a Diaconia foi contemplada com uma placa comemorativa.
Para o parlamentar, a homenagem se faz justa pelo reconhecimento das ações da Diaconia. “Neste meio século de existência, a Diaconia promove atividades muito importantes para ajudar no desenvolvimento das comunidades nas áreas da agricultura, juventudes, defesa dos direitos das mulheres e no ecumenismo de serviços. Tudo isso na busca pela transformação social, uma vez que a Diaconia preconiza políticas públicas, empoderamento, inclusão, autonomia e desenvolvimento sustentável”.
Jacó Jácome é filho do Deputado Federal Antônio Jácome, que conhece a instituição há mais tempo e que sugeriu a homenagem. Em suas palavras, o deputado que não pôde estar presente por questões de agenda em Brasília, desejou votos de felicidade e vida longa à entidade.
O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e presidente em exercício da Diaconia, Dalcido Gaulke, agradeceu a homenagem recebida destacando a atuação da entidade no semiárido potiguar. “Uma homenagem como essa nos encoraja para continuar seguindo em frente. É mais um combustível. É poder ver e ouvir um agricultor, agricultora deste estado dizer que quando descobriu a Diaconia sua vida mudou, e para melhor. E que foi por causa da atuação da Diaconia que ele ou ela continuou no campo e não foi parar na periferia de uma grande cidade”. Assim como o pastor Dalcido, o Reverendo Airton Schroeder — membro do Conselho Diretor e que morou por 19 anos no Rio Grande do Norte, e destes, 12 dedicados ao trabalho de Diaconia na capital Natal, acompanhando de perto toda a evolução das ações da Diaconia -, ressaltou o poder de alcance da organização. “A Diaconia está no Nordeste porque acredita neste chão. Nós temos provado para nós mesmos e para as famílias agricultoras que esta região é viável, basta ter água para vermos brotar a riqueza desta terra. A cooperação internacional acredita mais no Nordeste do que muitos brasileiros”, disse. O pastor ainda reforçou o pedido aos deputados presentes para que eles aprovem a criação da Lei de Sementes Nativas.
O deputado Hermano Morais (PMDB), que presidiu a primeira parte da sessão solene, parabenizou a Diaconia pela luta na defesa e garantia de direitos.
Além do pastor Dalcido Gaulke e do reverendo Airton Scheunemann, estiveram presentes à solenidade e receberam placas de homenagem as pastoras e conselheiras Joana D’arc Meireles, Maria Leci Queiroz e Roseane Chagas; as coordenadoras Político-pedagógica Waneska Bonfim, e Administrativo-financeira Maria Orlenir Santos, além de assessores pedagógicos do Recife e Umarizal e parte do corpo técnico local.