Diaconia no Culto Cristão - Aspectos diaconais da Liturgia

Subsídios para o Dia Nacional da Diaconia 1999

18/04/1999

 

Diaconia no Culto Cristão
Aspectos diaconais da Liturgia

O culto cristão tem a dimensão diaconal fortemente presente em seu todo. Cada parte do culto aponta para o serviço. Sob este aspecto, a acolhida tem o objetivo de receber e incluir as pessoas. Esse ato de incluir harmoniza com Diaconia, que é acolhimento de pessoas em sua real situação. Acolhemos no culto porque Deus nos acolheu primeiro (Rm 15.7). A hospitalidade é um dos eixos da Diaconia. No culto somos hóspedes de Deus e aprendemos a ser pessoas hospitaleiras.

A confissão de pecados no culto é o momento em que as pessoas são confrontadas com a natureza humana que não tem uma inclinação natural para o serviço. E, por isso, é a oportunidade das pessoas e da comunidade reconhecerem as suas omissões e fracassos na missão de servir. Só mediante o perdão e a graça de Deus elas podem recomeçar de novo a prática do amor em relação às pessoas mais necessitadas.

No início do culto, a comunidade clama kyrie eleison (tem, Senhor, piedade) pelas dores do mundo. Com esse gesto ela está se expressando domo comunidade diaconal, consciente de sua responsabilidade com aquelas pessoas que sofrem. Mas a diaconia não é um, fardo para quem se sabe livre pela graça. Por isso, o servir é caracterizado pela alegria que se expressa quando a comunidade canta “glória in excelsis (Glória a Deus nas alturas).

A palavra bíblica é a fonte da vida nova, é palavra de Deus tornada carne, em Cristo Jesus. É nessa palavra interpretada que a ação diaconal deve buscar orientação e impulso.

O momento da oferta é o sinal de solidariedade e amor para com as pessoas necessitadas. Aqui o amor ao próximo se materializa. A comunidade tem a oportunidade de dar parte de seu trabalho como expressão de agradecimento a Deus por tudo o que Dele recebeu.

Na oração de intercessão a comunidade reunida ora por pessoas e situações concretas do seu meio e fora dele. É um momento de expressão diaconal muito forte que deve envolver toda a comunidade. Na Igreja Antiga, o diácono ou a diácona era responsável por essa parte do culto, uma vez que o seu serviço caracterizava-se por estar bem próximo do cotidiano das pessoas, conhecendo, assim, sua real situação. Diaconia e oração andam juntas e uma completa a outra. Diaconia sem oração é mera ação social. A fé e a oração são fontes da ação diaconal. Ela é sempre movida pela fé em Deus, na oração a Jesus Cristo e na certeza da presença do Espírito Santo.

A eucaristia não é um ato individual, mas comunitário. O individual é expandido e alargado para perceber as outras pessoas. Ali são realimentados a fé, a esperança e o amor. A Eucaristia como um todo é um dos elementos fundamentais para a diaconia. Destacam-se os seguintes aspectos:

- No Preparo da Mesa e Ofertório são colocados nas mãos de Deus frutos da terra e do trabalho, para que Ele faça uso deles. Neste sentido reconhece-se que tudo é dádiva de Deus e essa gratidão leva ao serviço.

- No Gesto da Paz fica expresso que a comunhão com Cristo é a base da comunhão da comunidade. Ao chegar à mesa da comunhão a comunidade é irmanada no corpo de Cristo. Esse gesto também aponta a busca da paz (Shalom) entre as pessoas congregadas e no mundo, paz esta que não está estabelecida, mas que é motivo da esperança em Cristo.

- A Comunhão de Mesa é o lugar onde todas as pessoas, independentemente de classe social, raça e idade, comungam juntas na mesa do Senhor. Essa comunhão aponta para o compromisso mútuo de serviço, principalmente com as pessoas mais necessitadas.

Revigorada com o corpo e sangue de Cristo e com a palavra de Deus, a comunidade está pronta para ser enviada sob a bênção de Deus para servir ao Senhor, ou seja, viver o seu Batismo na sociedade e ali ser um agente diaconal do corpo de Cristo. Neste sentido as pessoas vão na certeza que o Espírito Santo estará com elas no serviço.


Voltar para índice Dia Nacional da Diaconia 1999
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 46212
REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br