Dia Nacional da Diaconia
3° Domingo de Páscoa - 06.04.2008
Subsídios litúrgicos
L. Saudamos a todas/os que aqui se reúnem em comunidade para celebrar culto a Deus. O domingo de hoje é celebrado em Paróquias e Comunidades da IECLB, como o Dia Nacional da Diaconia. O tema enfoca o Cristo que serve, acolhe e envia seus seguidores e seguidoras para o testemunho que une Palavra, sensibilidade, ação e toque.
O profeta Zacarias já no AT previa que algum dia as diferenças e preconceitos iriam se desfazer. Ele diz: .Velhinhos e Velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando. (Zc.8.4-5). Jesus, em sua vida terrena, propõe eliminar diferenças e exclusões para que a paz possa se concretizar.
L. Uma comunidade que se reúne para celebrar e fortalecer a sua fé, testemunha essa sua fé com palavras e atos de amor e solidariedade. Faz parte da natureza da diaconia ter um olhar sensível e atento para as dores do mundo. Cantando o Kyrie Eleison, trazemos diante de Deus as nossas dores e as dores do mundo.
São diversas as dores do mundo. A falta de terra, de água, de comida, de solidariedade, de igualdade entre as pessoas, as guerras, a violência em suas várias formas, o abandono de crianças e idosos, a discriminação, as drogas que consomem vidas de jovens e adultos, a exploração sexual, a violência doméstica e contra a mulher, a discriminação por gênero, etnia, sexualidade e segregação de pessoas com deficiência, entre tantos outros motivos de sofrimento os quais sabemos e vivenciamos todos os dias. Cantemos: “Pelas dores deste mundo”. (autor Rodolfo Gaede Neto)
Oração geral da Igreja
L: Intercedemos Senhor, pelas situações onde existem muito medo, dor, violência e sofrimento. Intercedemos, Senhor, pelas vítimas da violência bem como pelos seus agressores. Dá que o teu amor transforme os agressores, sustente e restabeleça as vítimas e transforme o medo em esperança e superação.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Intercedemos Senhor, por todas as pessoas doentes, deprimidas, enlutadas, desempregadas, excluídas socialmente. Coloca pessoas ao lado desses sofridos para que os ajude a encontrar consolo, conforto e esperança e principalmente superação da situação em que se encontram.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Intercedemos Senhor, pelo cenário político desse país e pela nossa responsabilidade social. Não podemos ficar passivos. Intercedemos pelo povo brasileiro para que tenha coragem e discernimento ao escolher suas lideranças.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L.: Intercedemos Senhor, por toda a tua Igreja, dá a ela coragem e ousadia para ultrapassar barreiras e fronteiras a viver e testemunhar o teu amor junto a quem sofre, consolando, fortalecendo, ajudando e também denunciando quando se faz necessário, assim favorecendo a esperança, a dignidade, a paz.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Intercedemos Senhor, pelas instituições diaconais da nossa Igreja como projetos, lares de acolhida, creches, hospitais, assim como instituições governamentais ou que priorizam o atendimento às pessoas necessitadas oportunizando assim vida mais digna e transformação da situação de sofrimento.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Intercedemos Senhor, pelas pessoas e ONGs que trabalham incansavelmente na conscientização dos cuidados que temos que ter com os recursos naturais do planeta e concede que façamos a nossa parte responsavelmente em nossas casas e na nossa comunidade.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Intercedemos Senhor, por todos os membros desta Igreja para que aceitem o chamado de Deus colocando dons e habilidades a serviço do próximo promovendo assim a reconciliação e proporcionando vida digna a todas as pessoas.
C.: /:Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/
L: Escuta Senhor o que, em silêncio, a comunidade aqui reunida traz diante de ti. (Deixar alguns minutos para as orações silenciosas da comunidade).
L: Obrigada Deus, que tu nos conheces, nos ouves e atendes dentro daquilo que é bom para nós. Amém.
Liturgia da bênção com óleo
L: A bênção sempre foi algo muito importante para o povo de Deus. Muitas passagens bíblicas falam da bênção, também da bênção com óleo. Os discípulos de Jesus, quando enviados por seu mestre, saiam para testemunhar, curar e abençoar com óleo. (Mc. 6.7-13). Seguindo os ensinamentos de Cristo, oferecemos hoje uma bênção especial com óleo a todos que desejarem recebê-la.
L.: (Segurando a vasilha com óleo1 ) Assim como estamos, oremos. Senhor, nós te pedimos, dá que este óleo seja sinal do teu poder, que fortaleça, console, restaure e cure a cada um e cada uma de nós, a todos os que sofrem. Que, ao sairmos daqui, tenhamos esperança renovada e mais vontade de amar, perdoar e servir. Amém.
(pode ser realizadas pela/o obreira/o, com ajuda de uma equipe preparada para este momento).
L: .Este óleo é um sinal do Sim que Deus te diz novamente neste dia e do grande amor que ele tem por ti. Vai em paz.. Amém.
(Fazer o sinal da cruz com óleo na testa e nas mãos, ao pronunciar as palavras finais, o/a obreiro/a estende a mão direita sobre a pessoa e a abençoa).
L.: Hoje é o Dia Nacional da Diaconia. Cada um de nós hoje, foi chamado e motivado particularmente para o serviço diaconal, o serviço por amor e gratidão a Deus neste mundo. Ao sair do culto cada um de vocês receberá três pedaços de fita. Todos e todas, ao receberam estas fitas, estão sendo convidados a visitar três pessoas e anunciar a mensagem vivenciada neste culto, de que Cristo Vive, que caminha ao nosso lado e que ao Repartir o Pão ele se revela.
L. Que Deus nos abençoe animando-nos na certeza de que Cristo se revela a nós através do partir do pão. Que possamos nos lembrar do que aconteceu no caminho de Emaús como sinal de esperança e chamado para colocarmos ações concretas nesse mundo que tanto precisa do nosso servir. Deus nos abençoe nessa missão!
1 Geralmente é usado o óleo de oliva