O dia 05 de junho é definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 e teve sua primeira edição em 1973. Temos, portanto, uma iniciativa que completa 50 anos!
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 tem como tema o combate à poluição plástica. O plástico atende a diferentes demandas e trouxe benefícios para o comércio, a construção, o transporte, a agricultura e várias outras áreas. É um material barato e de fácil produção. Entretanto, tornou-se um grave problema e uma ameaça à vida. De acordo com a ONU,
“A poluição plástica é uma grave ameaça para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo para a tripla crise planetária das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da poluição e resíduos”.
Alguns dados indicados pela ONU:
-
Cerca de 430 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente.
-
De 19 a 23 milhões de toneladas são despejadas todos os anos em ecossistemas aquáticos.
-
Geralmente o plástico é descartado após uma única utilização. A indústria de alimentos e bebidas é o setor que contribui com o maior volume de embalagens de uso único.
-
Menos de 10% dos plásticos produzidos são reciclados.
-
Cerca de 98% dos produtos plásticos são produzidos a partir de combustíveis fósseis virgens, e os plásticos geram mais de 3% das emissões de gases de efeito estufa.
-
Os produtos químicos presentes no plástico causam danos à saúde humana em todas as etapas do ciclo de vida do plástico, incluindo pessoas que vivem próximas das áreas de produção e de descarte de plástico.
A ONU faz várias sugestões para governos, empresas e setor financeiro, dentre as quais destacamos:
-
Eliminar plástico desnecessário.
-
Implementar políticas e legislações que incentivem a redução do consumo de plástico, promovam a reutilização do plástico, proíbam embalagens e produtos plásticos desnecessários, invistam em reciclagem e se comprometam com parcerias que combatam a poluição plástica.
-
Reduzir a necessidade de embalagens plásticas. Garantir que 100% das embalagens plásticas produzidas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
-
Desenvolver o produto contido em plástico para que não necessite de embalagens plásticas.
-
Comprometer-se com iniciativas como o Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico e a Parceria Global para a Poluição Plástica e Lixo Marinho.
Veja mais informações NESTA página vinculada à ONU
No âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) há várias iniciativas para reduzir o impacto do uso do plástico, promover educação ambiental e o cuidado com a Criação de Deus:
-
O Manual para Gestão Ambiental de Eventos Religiosos, elaborado pelo Programa Galo Verde, traz informações, orientações e dicas para redução do impacto ambiental em eventos comunitários. Acesse o Manual AQUI.
-
Outra excelente iniciativa é a Cartilha Juventudes & Justiça Ambiental, elaborada pela Juventude Evangélica da IECLB. Acesse a Cartilha AQUI.
Qual será a sua iniciativa para diminuir a poluição plástica? Pense e coloque em ação!
Responsável pelo texto: Emilio Voigt