Ô de casa

Devocional Dominical - 06-9-2020

05/09/2020

Ô de casa!

 

Ô de casa! É uma forma habitual de anunciarmos a nossa visita à casa de alguém. Onde não há campainha, se bate palmas e chama: “ô de casa!”
Ultimamente era até difícil achar muitas pessoas em casa. A rotina de trabalho e atividades exigia de muitas pessoas permanecer a maior parte do tempo fora de casa. Com a quarentena que hora vivenciamos, muita gente acabou ficando mais em casa. Muitos estão trabalhando na modalidade “home office”. Por isso agora estão muito mais em casa. Tanto que muita gente já nem aguenta mais. Alguns dizem que já se sentem como parte da mobília. Outros estão preocupados com a forma física que estão adquirindo: passando mais tempo em casa a tentação de assaltar a geladeira várias vezes ao dia é muito grande.
A preocupação com a saúde e a forma física, é sim uma questão que não pode ser ignorada. Mas, além disso, eu te pergunto: como estará a sua fé e a sua espiritualidade após a pandemia? Ou melhor, como está a sua vida de fé agora? Já estamos indo para o sexto mês de quarentena. Desde março não tivemos mais atividades presenciais na igreja. E aí, você alimentou e exercitou a sua fé neste período? Será que abrimos a bíblia na mesma proporção que assaltamos a geladeira?
Este período de quarentena certamente transformará as nossas vidas. De maneira alguma seremos os mesmos daqui para frente. Isto se aplica também a nossa vivência da espiritualidade. Mesmo que não tenhamos tido durante vários meses qualquer atividade presencial em nossas comunidades, o tempo é oportuno para o fortalecimento da fé. Isso, todavia, depende de como a temos vivenciado.
Para aqueles que vivem uma espiritualidade ritualística, que depende apenas dos serviços religiosos, a essa altura já devem estar com a fé bastante debilitada. Com templos fechados, sem cultos presenciais, sem os ritos religiosos, muitos acabam sucumbindo. São aqueles que vão para a igreja para ter um encontro com Deus, mas o deixam lá; não o levam para casa. Mantém uma forma de espiritualidade restrita a um local, data e horário específico. Não vivem ou expressam a sua fé no dia a dia.
Mas, para aqueles que tem uma vivência pessoal da fé, é claro que a ausência de celebrações e encontros faz falta, que traz saudades, mas isso de forma alguma fragiliza a sua fé. Muito pelo contrário, é uma oportunidade de fortalece-la ainda mais. De aprofundar-se e de crescer no conhecimento bíblico e na oração. É tempo de encontrar-se com Deus em sua própria casa.
Jesus Cristo nos diz em Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.”
Jesus não está batendo na porta da igreja, trancada a meses. Ele bate à porta do seu coração. “Ô de casa!” – pacientemente ele te chama a abrir. A decisão de abrir a porta é somente sua. E aí? Você já abriu a porta do seu coração à Jesus? Ou tem feito como fazemos quando chegam aquelas visitas indesejadas: ficamos quietinhos e fazemos de conta que não tem ninguém em casa? Mas Jesus sabe que você está em casa.
Se você ainda não atendeu ao chamado de Jesus, aproveite este tempo de quarentena para fazê-lo. É um tempo excelente para dar a sua resposta pessoal de fé. Agora é o tempo oportuno para se decidir por Jesus e convidá-lo para entrar em sua vida. Não espere para depois. Não deixe Jesus do lado de fora. Convide-o ainda hoje a entrar e fazer parte de tua vida. Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58747
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br