Deus humilde

05/10/2009

Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são. I Co 1.28 Lutero diz: O pregador deve conhecer o mundo muito bem e reconhecer que ele é desesperadamente mau, propriedade do diabo, na melhor das hipóteses. O mundo, hoje o capitalismo (as coisas que são), é propriedade do diabo. Quem segue o capitalismo segue ao diabo. Isto é duro demais para se ouvir (semelhante a Jo 6.60: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?). Isto é escândalo para judeus e gregos e loucura para os cristãos! parafraseando Paulo (I Co 1.23).

Hoje querem fazer do Jesus crucificado pelo Templo e pelo Império Romano um aliado do que ele não é. Jesus não é um aliado do capitalismo. O Evangelho da cruz de Cristo é uma ameaça para o mundo:

o capitalismo. Isto Paulo lembra em Rm 12.1-2 e Tg 4.4: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Por que o capitalismo é do diabo? Porque ele transforma a pessoa em coisa, mercadoria (mão de obra: mercadoria vendida no mercado de

trabalho) e a coisa (a mercadoria) em pessoa que passa a ter vida própria. Transforma a coisa, a mercadoria, em deus (fetiche) que manda na pessoa. Os três grandes fetiches do capitalismo são: o capital, o dinheiro e a mercadoria. O fetiche passa a ser o senhor e as pessoas seus escravos.

O capital não salva, só Jesus salva!

P. Günter Adolf Wolff
Condor/RS


Autor(a): Günter Adolf Wolff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8539
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br