Deus é um teimoso!

15/09/2014

Aroeira 2
Aroeira
1 | 1
Ampliar

Tenho no quintal de casa um pé de aroeira. Esse pé de aroeira já começou a estragar o muro que divide o terreno com o do vizinho. Eu, muito inspirado, resolvi dar um fim na aroeira. Cortei-a, fiz furos no tronco e coloquei óleo queimado ali para ver se matava a tal aroeira. O óleo era para certificar que a aroeira não iria sobreviver. Afinal, o que me interessava era a aroeira morta. Num primeiro momento, até me pareceu que eu havia conseguido o meu intento. Mas após algumas semanas, para minha surpresa e decepção, a aroeira continua viva, mais viva do que nunca. Eita, aroeira teimosa.
Essa aroeira me fez pensar, refletir sobre Deus. Deus é parecido com uma aroeira teimosa que não se entrega. Deus jamais desiste do ser humano. Se a gente vai fazer uma leitura contínua do Antigo Testamento da Bíblia, a gente vai perceber que Deus está continuamente teimando com o povo de Israel. O povo de Israel teima em abandonar Deus, mas Deus não os abandona. O povo erra, então Deus manda profetas e profetizas para proclamar ao povo seu erro e chamar ao arrependimento. Esses profetas/profetizas, na grande parte do tempo, não foram bem recebidos. Às vezes, foram hostilizados, mas Deus não desiste.
O maior exemplo que a humanidade já presenciou, mostrando a ação de Deus no intuito de reconciliar o povo consigo, foi a vinda de Jesus na forma de ser humano. Jesus é a prova extrema da teimosia de Deus. A gente poderia perguntar: porque essa teimosia de Deus conosco? E a resposta é: Porque Deus ama o ser humano. Deus não aguenta ver a sua criação se perder. Nós somos a sua criação preciosa. Quem ama, é teimoso, não desiste tão fácil da outra pessoa. Ao menos, quem ama dará oportunidades da pessoa amada buscar acertar o passo na caminhada a dois.
Deus sempre de novo nos concede a chance de acertarmos o passo com Ele, e é isso também que Deus espera que pratiquemos com os nossos irmãos e irmãs na fé. Graças à teimosia, ao amor de Deus, que as portas da casa divina mantem-se abertas. Pensemos nisto neste dia, pois a aroeira dá testemunho do amor, da teimosia de Deus na luta de ter o ser humano perto de Si.
 


Autor(a): Pastor Jonas Krause
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29842
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br