Deus é nosso amigo

18/05/2009

Leia: Jo 15.13

Jesus fala do amigo/a. O que o/a amigo/a faz? Faz tudo pelo outro, dá até a sua vida pelo amigo/a. O dicionário diz – amigo: um adjetivo - que ama, que demonstra afeto, amizade; afeiçoado. A palavra “amigo” tem dentro de si a palavra “amor”. Assim amigo tem a ver com amor. Amigo/a é a pessoa que a gente ama. A pessoa que a gente ama a gente protege, respeita, reverencia. Jesus vai tão longe e diz que pelo amigo/a a gente dá a vida. Por isso Jesus deu a sua vida para nos mostrar o seu amor por nós e para nos mostrar a proposta de Deus que é a ressurreição do corpo e a vida eterna.

Em Jesus Deus mostrou de forma extrema o seu amor para conosco. Em Jesus Deus mostrou que nele acontece o ponto alto de sua amizade e amor para conosco. Como Deus tem sido o amigo das pessoas? Olhemos
para a Bíblia desde o AT até o NT e veremos como Deus expressa a sua amizade e seu amor para com as pessoas.

O livro de Gênesis conta que Deus caminhou com esta família camponesa Abraão e Sara de Ur dos caldeus até a Palestina para lhes mostrar a Terra Prometida. Ser amigo é caminhar com o outro para apoiá-lo e protegê-lo. Este Deus amigo e amoroso caminha com Abraão e Sara e os conduz para a Terra Prometida e concede-lhes um filho.

Deus caminha com o povo de Israel saindo do Egito e o conduz para a terra pelo deserto e organiza ali uma nova sociedade sem Estado, sem classes sociais, igualitária.

Deus caminha com os juízes e juízas para que o povo não perca a terra conquistada e não se deixe desviar por falsos deuses para que ele não sofra injustiças.

Deus caminha com os profetas e profetisas para alertar o povo do projeto dos reis que vai trazer a injustiça para o meio do povo. Deus previne o povo pelos profetas da desgraça deste projeto dos reis que é injusto e opressor e que o acabou levando para a escravidão da Babilônia porque ele não deu ouvidos aos avisos dos profetas e das profetisas.

Deus caminha com os escravos israelitas que foram levados para a Babilônia e os mantém unidos ali até que ele os possa levar de volta para a Palestina e recomeçar o seu Projeto de Vida plena e igualitária. A partir da Babilônia Deus lhe concede as Escrituras Sagradas que tem a função de guiar o povo em segurança uma nova vida.

Deus caminha com o povo de volta para a Palestina, após a libertação da escravidão, e o reorganiza sob Esdras e Neemias e os profetas do pós-exílio.

Deus caminha com o seu povo na pessoa de Jesus a partir da manjedoura para mostrar que é a partir dos fracos que Deus se insere na vida do povo para protegê-lo e com ele construir uma nova sociedade: o reino de Deus. Deus em Jesus caminha para a cruz para mostrar que ele como o melhor amigo do povo dá a sua vida para que haja a ressurreição do corpo e a vida eterna para os seus amigos, que é toda a humanidade.

Assim Deus quer-nos mostrar o que a amizade e o ser amigo tem a ver com amor ao próximo: “que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”, diz Jesus em Jo 15.12. Se não consigo amar o próximo então eu nunca terei amigos. E foi Deus que nos escolheu para sermos seus amigos a partir do batismo e da fé. Ele quer continuar a nos iluminar nesta caminhada em direção ao reino de Deus. Jesus diz: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando”.

Günter A. Wolff, pastor no Sínodo Planalto Rio-Grandense, Condor/RS.


Autor(a): Günter Adolf Wolff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8524
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br