Deus criou o céu e a terra

01/12/2011

DEUS CRIOU CÉU E TERRA! Seu Alfredo mora na roça, onde planta mandioca e outras coisas. Ao visitá-lo ele me disse: Tá frio, vai dar geada! Hoje à tarde vou proteger as ramas de mandioca, para plantar ano que vem. O neto Luiz ouviu a conversa e disse: Vê', acho que já morreu tudo, elas não têm mais folhas não. Aí seu Alfredo, com calma, respondeu ao seu neto: Não, as ramas da mandioca perdem suas folhas, mas não morrem....

Aproveitamos o tempo para falar sobre a maravilhosa criação de Deus, nosso assunto de reflexão nesta mensagem. Cremos e confessamos que Deus criou céu e terra, o universo. Quando confessamos isso, afirmamos a ação de Deus como criador de tudo. Reconhecemos que o nosso Deus é um Deus vivo e não uma estátua, criada por mãos de gente. E nós somos suas criaturas.

Martim Lutero diz, na explicação do 1° artigo do credo, no Catecismo Menor: Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva.

Deus criou, cria, recria e cuida de sua criação. Ele tem cuidado de nós, e não no deixa faltar o alimento. Cada ano os celeiros são reabastecidos e todas as pessoas se alimentam. Bem, nem todas! Muita ainda não tem acesso ao pão de cada dia. O que está errado? Deus dá! Deus cuida de cada filho e de cada filha. Mas há seres humanos abandonados e perdidos. Estamos falhando na convivência? Além disso, também há pessoas que não gostam de sua vida, que destroem e modificam seu corpo. Deus nos deu e dá tudo, somos presenteados com inteligência, sabedoria. Mas então, por que não usamos essa inteligência para cuidar de toda a criação?

Vivemos na era da modernidade e da tecnologia. E isso é bom, muito bom. Mas não precisa nem deve ser destrutivo. Cuidar da natureza não é modismo, mas sim dar a possibilidade e o direito às futuras gerações para desfrutar da boa obra de Deus presenteada a seus filhos e suas filhas.

Conservar a si mesmo e preservar tudo o que está ao nosso redor é viver o presente da vida. Não estamos sozinhos neste mundo. Tudo tem o seu propósito. E Deus, em sua infinita sabedoria, sabe qual é o papel de cada uma de suas criações. E nós? Nós, fomos designados por Deus para sermos os cuidadores, as cuidadoras deste mundo. Será que estamos cumprindo o nosso papel?

Confessar a fé no Deus Criador é assumir responsabilidade e comprometer-se com toda criação. A palavra em Hb 11.3 nos chama para a fé: É pela fé que entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê.

Pa. Sílvia Beatrice Genz - Pastora 2 Vice Presidente


Oração: Senhor meu Deus quando eu maravilhado contemplo a tua imensa criação, a terra e o mar e o céu todo estrelado me vem falar da tua perfeição: Então minh'alma canta a ti Senhor: grandioso és Tu, grandioso és tu. Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda terra é o teu nome! (Salmo 8.9) Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2012
 


Autor(a): Silvia Beatrice Genz
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2012 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2011
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31808
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br