Deus caminha conosco

09/11/2009


Sl 106.1-2: ”Louvem ao Deus Eterno. Dêem graças ao Eterno porque ele é bom e o seu amor dura para sempre. Quem pode contar todas as coisas maravilhosas que ele tem feito? Quem pode louvá-lo como ele merece?”

A vida das pessoas (e das comunidades) é marcada por grandes alegrias e por dificuldades de igual tamanho. Dor e alegria se fazem perceber constantemente, embora tenhamos sempre a impressão de que as dores vêm em maior número. Para não cometer injustiças, faz-se necessário avaliar a caminhada de vida e de fé.

Também o povo de Deus experimenta estes sentimentos desde sempre. O Salmo 106 nos ajuda nesta reflexão. Ele é uma espécie de “avaliação”, um “olhar para trás” que o povo de Israel faz da caminhada pelo deserto até a entrada na terra onde mana leite e mel.

Ao “olhar para trás” o povo percebe os momentos de fraqueza, insegurança e falta de fé: o querer recuar diante do medo; o duvidar da providência de Deus quando da fome; a disputa interna pelo poder; o fazer o bezerro de ouro; o acovardar-se quando às portas da terra prometida; a falta de discernimento e comprometimento com o projeto de Deus na hora de organizar a vida na nova terra.

Mas o povo percebe também os momentos em que a mão bondosa do Senhor Deus os carregou: percebe a forma amorosa como Deus liberta, guia, reanima e cuida do seu povo. No saldo final exclama em fé: “Quem poderá contar todas as coisas maravilhosas que Ele tem feito?”

Esta “avaliação” permite tomar consciência do grande amor e cuidado de Deus por nós e pela nossa comunidade. Por isso quero animar você a também fazer esta experiência: “olhe para trás”. Diante dos momentos de dificuldade ou fraqueza conclua com os reformadores: não é possível reconhecer as coisas grandiosas que Deus faz se não reconhecemos as nossas limitações e enfermidades (Livro de Concórdia, p. 105). E diante dos momentos maravilhosos conclua com o salmista: quem poderá contar das coisas maravilhosas que Ele nos fez?

Deus caminha conosco. É presença constante. Esta nos anima a testemunho engajado.

P.Marcos J.Ebeling – Pastor da IECLB em Campinas/SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8418
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br