“Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Este é daqueles versículos que você deve saber de cor. Se ainda não o sabe, recomendo que o decore. Decorar um versículo da Bíblia não mudará a sua fé. Mas, no momento da precisão, quando nada mais puderes fazer por você ou por alguém, costumamos nos agarrar aos hinos e versículos bíblicos que conhecemos de cor. Este é um deles. Ele é muito consolador.
João 3.16 é um belo resumo da fé que professamos: Deus nos ama, ama o mundo e dá o seu Filho unigênito por nós. Seu objetivo é que não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna mediante a fé. É confortante viver a vida sob este signo de cuidado amoroso de Deus.
Você e eu não podemos nos salvar sozinhos. A distância entre Deus e nós é muito grande. É Jesus Cristo quem promove esta reconciliação. O faz em e por amor a nós. Você e eu fomos amados e amadas por Deus. Tendo experimentado esse amor, como não responder a ele em fé?
Este versículo tem um valor especial para as pessoas que têm dúvidas de fé, que dizem da fragilidade da sua fé, da insegurança na fé e por isso temem não ser amadas por Deus. Deus nos dá a certeza do seu amor: você faz parte do todo o que nele crê. Deus não pede fé inabalável ou fé que não tem dúvida. Creia, você é parte deste todo com a fé que tens. A vida ensina que é justamente no tempo de fragilidade e inseguranças que mais nos voltamos a Deus em oração.
Quero fazer ainda uma outra reflexão com você. Conheci com o coral da Comunidade em Campinas uma canção de Paixão que cantava mais ou menos assim: quanto amor Deus tem por nós a ponto de sofrer tanta dor (na cruz). Dor e amor perfazem a cruz de Cristo. A linha que divide a dor do amor é muito tênue. Dor e amor não podem ser medidos. São sentidos. São dádiva quando aproximam de Deus.
Caminhe os caminhos da vida semeando deste amor recebido. Dê amor em meio a tanta dor presenciada diariamente. Este é o testemunho devido de toda pessoa cristã. O amor aproxima as pessoas a Deus. É convite irrecusável.
Na quaresma Deus se aproxima de nós com Seu amor irrecusável que salva; nós voltamos nossos pensamentos a Deus e acolhemos este amor; nós voltamos nossos gestos aos irmãos e irmãs e partilhamos do amor recebido. Amor sempre transborda. Amém.
Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling
Leia ainda o Boletim Sinodal na íntegra:
https://mailchi.mp/246058472ba1/boletim-semanal-snodo-sudeste-ieclb-n-854-05-a-11032023