Desnutrição espiritual

29/02/2012

Jesus respondeu ao tentador: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt. 4.4. Este versículo é o lema desta semana e certamente já o ouvimos e lemos diversas vezes, quem sabe ele até consta na nossa certidão de batismo ou de confirmação. Esse versículo foi sabiamente proferido por Jesus quando ele foi tentado pelo diabo no deserto após quarenta dias sem comer.
Lembro que há alguns anos atrás se falava muito na fome no mundo, na falta de alimentos para os pobres, hoje pouco ouvimos sobre esse tema e percebemos que esse problema está sendo, lentamente, resolvido.
Creio que hoje em dia está ocorrendo um problema ainda mais grave a de uma “desnutrição ou anorexia espiritual”. Falta ao ser humano à vontade e o hábito de ler diariamente a Palavra de Deus. Alguns diriam que falta tempo, mas eu diria que não, talvez haja necessidade de ver quais são as prioridades de nossa vida.
Do que o ser humano está se alimentando diariamente?
De noticiais dos jornais e da TV que em sua maioria tratam de violência, morte, abuso infantil e guerras ou então de novelas, vídeos, filmes e sites cuja ênfase é briga, sexo deliberado, traição, inveja, falsidade e todo tipo de coisas prejudiciais, ou ainda, jogos violentos.
Na alimentação diária devemos optar por uma dieta saudável, na alimentação do nosso espírito também devemos prestar atenção no que estamos ingerindo, afinal, Hipócrates (Considerado pai da medicina ocidental) já afirmava à 2.500 anos que somos o que comemos, e acreditava ainda: que o nosso alimento é o nosso medicamento e que o nosso medicamento é o nosso alimento. Nesse mesmo sentido podemos entender a Palavra de Deus, pois ela é Palavra viva, e tem uma poderosa influência sobre nossas vidas, gerando assim mudanças em todo nosso ser. São várias as formas de influência da Palavra de Deus sobre nós: A Bíblia afirma que a Palavra é luz (Sl. 119.105); A Palavra é cura (Sl. 107.20); A Palavra nos limpa e purifica (Jo. 15.3 / Ef. 5.26); A Palavra nos protege contra o pecado (Sl. 119.11); A Palavra é eterna (Is. 40.8); A Palavra gera fé (Rm. 10.17); A Palavra é a verdade e nos santifica (Jo. 17.17); A Palavra nos regenera. (I Pe. 1.23), enfim como vimos a Palavra de Deus é o alimento espiritual mais valioso e poderoso que podemos ingerir. A Palavra é de suma importância na vida de todos os cristãos, pois ela é o fundamento, o alicerce da nossa saúde espiritual e corporal.
Lembro quando era criança que meu pai passou por uma depressão muito forte, procurou diversos médicos, foi até atrás de curandeiros e benzedeiras, mas não melhorava. Um dia tomou uma atitude muito sábia. Começou a ler a Bíblia do inicio até o fim. Não lembro quanto tempo ele levou, mas sei muito bem que foi completamente curado muito antes de terminar a leitura de toda Bíblia. Mesmo após estar curado continuou com o hábito saudável de ler diariamente a Bíblia e também devocionários.
Caro Leitor cuide da sua saúde física e principalmente de sua saúde espiritual. Leia a Bíblia, pois ela é verdadeiramente palavra que procede da boca de Deus.
 


Autor(a): Adelar Schünke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12887
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br