Desejos de Deus para a humanidade

Desejos de Deus para a tua Páscoa...

11/04/2020

images (37)
broto-jovem-na-primavera_33836-9
images (36)
girassol_210235387
images (28)
1 | 1
Ampliar

DESEJOS DE DEUS PARA A HUMANIDADE

Desejos de Deus para a tua Páscoa...

Nestes tempos de isolamento social temos nos deparado mais de perto com nossos desejos...

Nesta semana santa e páscoa, lembramos que Jesus Cristo também manifestou seus desejos, como ser humano que era.

Durante seu ministério pudemos perceber com quem Jesus partilhava seus desejos, quem, de fato, lhe ouvia... Com quem ele partilhava o que sentia...As Escrituras nos contam que Jesus tinha amigos e amigas, pessoas que lhe eram mais chegadas, lares onde ele tinha espaço e abrigo para chegar e desabafar.

Havia também os que não compreendiam os desejos do Mestre, como Pedro, que queria resolver as questões na base da agressividade; Judas, que queria lucrar na base da traição; Tiago e João que queriam disputar os melhores lugares e desejavam poder; Pilatos, que abertamente lavou suas mãos e não agiu quando deveria; o sumo sacerdote e tantos outros que ligados a lei e ritos religiosos oprimiam o povo; os fariseus que, em nome de Deus, agiam com hipocrisia, frieza e exclusão de pessoas pecadoras e pequeninas...

Havia muita gente que não compreendia os desejos de Jesus! Ainda há!                                            

Na vida, Jesus houve momentos oportunos para revelar seus desejos...

Ele fazia isso por meio do silêncio e suspiro da oração, na subida ao monte; na conversa com Deus; por meio do acalmar a tempestade e os ventos, por meio de seu ensino que questionava e indicava novos caminhos; na partilha do pão e do peixe, desde o barco, no meio da multidão; na visita em lares como o de Marta e Maria, ao longo diálogo com a samaritana, na calada da noite junto a Nicodemos; na cura de leprosos, cegos, coxos, da mulher com hemorragia; na ressurreição da filha de Jairo e de Lázaro; nos caminhos empoeirados da Galileia rumo a Jerusalém, com o povo da ralé da rua, vielas, becos, casas, lagos; com gente pobre, rica, corrupta, como Zaqueu, no templo, com a multidão; em tantos lugares inesperados Jesus manifestava o desejo e a vontade de Deus para o mundo.

Desejou pescar em alto mar e fazer com que seus amigos e seguidores pudessem nele confiar e descansar durante a grande tempestade. E a pesca foi farta, e houve partilha. Alegrou-se com este desejo de saciar fomes de tantas vidas.

Desejou transformar a mente de fariseus endurecidos por uma lei que escravizava, ofendia, oprimia, excluía... Quanto mais desejava ardentemente o diálogo e abertura de mentes e o corações, mais os fariseus se fechavam em complôs para deter o desejo encarnado de Jesus...

O Mestre desejou ensinar por parábolas como era o Reino de Deus e seu amor expressado em gestos de acolhida, tantos exemplos cotidianos de vida em palavras ditas e sentidas...

Na noite de sua quando foi traído e entregue à prisão, revelou seu desejo último com seus discípulos: “Tenho desejado ardentemente comer esta páscoa com vocês...”

Houve um dia em o que o desejou de Jesus não pulsou. O céu escureceu. Sua vida fora ceifada... O horror da tortura na cruz fora escancarado...A maldade humana evidenciada.

Muitos desejos de pessoas que seguiam o Mestre foram, naquela dia, calados... negados, reprimidos, fez-se choro, houve perguntas sem respostas, houve clamor e tristeza profunda,  era o momento de sepultar seu corpo outrora tão desejoso por vida...

Na manhã de domingo, mulheres unidas desejam cumprir o rito de embalsamar o corpo, desejo de cuidar daquele que outrora delas havia cuidado e sarado.

O desejo da vida e do amor que é mais forte irrompe sobre o poder da morte. E eis que lhes vem uma pergunta: “Quem vocês procuram, ele não está aqui... Ressuscitado está e deseja dar-lhes a paz... vão e contem isso aos demais.”

A vida venceu o desejo da dor... Fez-se a vitória da luz sobre as trevas da morte. Aleluia!

É Páscoa!

Jesus ainda alimenta desejos, sonhos, esperanças...                                                                                                       Alguns deles ouvimos, outros tantos calamos e sepultamos.

Jesus ainda caminha em vielas, faz visitas, cura pessoas, senta à mesa para partilhar o que temos conversar sobre quem somos, ensina para transformar mentes, fala aos poderosos para que sirvam com amor, lava nossos pés para nos convidar à humildade e trilhar caminhos de esperança e paz...

Jesus continua verbalizando e ecoando seus desejos hoje, entre nós.

Enquanto nosso desejo neste ano não é possível concretizar, pelo abraço e partilha presencial com familiares amigos e amigas, celebrando coma comunidade cristã, acolhamos em meditação, em oração, em mudança de mentalidade, em conversão de atitudes o desejo mais íntimo de Jesus, desejo que ele sentiu e deixou perpassar por seu corpo, em seus gestos, em seu jeito, em sua alma e seu espírito que deseja em nossas vidas concretizar!

Desejo, que em sua vida, haja ânimo, força, coragem, paz, partilha de pão, humildade, verdade, alegria, serviço, reconciliação por meio do anúncio de que Cristo vive, de que fez-se Páscoa-Ressurreição!

Disse Jesus: “Tenho desejado...”

Jesus tantos desejos almejou...

E você, o que tens desejado para a tua vida hoje?

O que esta Páscoa, em tempos diferenciado de isolamento e pandemia, te faz desejar?

Deseje... Sonhe... Lute... Ame...Viva!

Deus é contigo em teus desejos e jamais te abandona! Amém!

 

Pa. Ma. Cristina Scherer

Paróquia Litoral Norte Catarinense

REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br